TERCEIRA | “Mais produção e consumo alimentar de produtos regionais representa maior autonomia açoriana”, defende António Ventura
O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação defendeu, em Angra do Heroísmo, que uma maior produção alimentar, assim como o aumento do consumo dos produtos regionais são o caminho para uma maior autonomia açoriana em termos alimentares.
António Ventura falava à margem das visitas realizadas a duas superfícies comerciais aderentes à campanha de divulgação e promoção de produtos certificados com o selo Marca Açores.
“O que estamos a promover, para além de consumir o que é nosso, é também a existência de circuitos curtos de comercialização e consumo, isto é, o consumidor sabe quem produz, onde produz e a qualidade com que que se produz”, disse o governante.
E realçou: “nesse aspeto, temos regras de sustentabilidade que fora da Europa muitos países não têm”.
“Isso traz benefícios para a saúde humana, porque temos produtos agroalimentares mais nutritivos, e produzidos com maior naturalidade. É uma segurança em termos de disponibilidade alimentar, porque ficamos mais seguros em termos de quantidades alimentares para as populações”, acrescentou.
O responsável pela pasta da agricultura destacou ainda o consumo dos produtos regionais, por ser “um benefício que desenvolve a economia local, com ganhos para a fixação de pessoas ao território e o desenvolvimento de outras economias”.
“O maior consumo de produtos locais traduz-se sempre no aumento da qualidade de vida de todos os açorianos, porque aumentamos a riqueza e crescemos na sustentabilidade e na segurança alimentar”, concluiu António Ventura.
A campanha de divulgação e promoção de produtos certificados com o selo Marca Açores, com o desígnio “Escolha o que é nosso”, é promovida pelo Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores e está presente em 43 hipermercados de todas as ilhas da Região, até ao dia 29 de setembro.
Atualmente existem cerca de 6.300 referências de produtos, serviços e estabelecimentos aderentes com o selo Marca Açores num universo de 297 empresas açorianas.
GRA/RÁDIOILHÉU