ÚLTIMAS

TERCEIRA | Laboratório Regional de Veterinária com nova viatura para melhorar o serviço prestado aos açorianos

© Governo dos Açores
567views

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural entregou hoje, em Angra do Heroísmo, uma nova viatura ao Laboratório Regional de Veterinária, uma aquisição que considerou “de extrema importância” para uma unidade cuja atividade contribui para que a alimentação dos açorianos seja “segura, credível e de confiança”.

Segundo António Ventura, esta aquisição, de cerca de 35 mil euros, acrescidos de IVA, justifica-se pelo facto de o Laboratório de Veterinária “fazer transportes diários de amostras para análise e material diverso de e para o aeroporto, de e para os transportes marítimos, de e para o matadouro da Ilha Terceira”.

“É uma forma de melhorar e prestar as melhores condições ao Laboratório para o transporte de material orgânico, nomeadamente cadáveres de animais submetidos a necropsias para a TERAMB, assim como para idas ao campo para realização de necropsias e variadíssimo serviço administrativo que requer viaturas”, acrescentou.

O governante relembrou que o Laboratório Regional “tem uma vertente oficial de cumprimento dos planos pecuários de segurança alimentar, mas que também presta um serviço público a todas as entidades e particulares que queiram fazer pesquisa relativamente aos alimentos”.

Recorde-se que, ao nível da saúde animal, o Laboratório Regional de Veterinária presta serviços no âmbito dos planos oficiais de controlo, vigilância e erradicação de doenças, como por exemplo a BVD, tuberculose bovina, brucelose bovina, brucelose dos pequenos ruminantes, entre outras e que presta ainda serviços de diagnóstico a entidades privadas, nomeadamente produtores e médicos veterinários que os solicitem.

Este ano, o LRV tem tido ainda trabalho acrescido no que respeita ao Plano de Vigilância às Resistências aos antimicrobianos (PVRAM), um estudo efetuado de dois em dois anos que consiste numa ferramenta e referencial importante para análise à resistência das bactérias aos antibióticos, que este ano conta com novas pesquisas.

No primeiro semestre de 2023, o Laboratório Regional já realizou 600 mil análises, número que tem sido constante ao longo dos últimos anos, já que em 2022, aquela unidade realizou 1.2 milhões de análises, em 2021 1,3 milhões de análises e 1,2 milhões em 2020.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.