TERCEIRA | Igreja das Concepcionistas em Angra do Heroísmo volta ao serviço depois de 43 anos arruinada
Está concluída a obra de reabilitação da Igreja das Concepcionistas em Angra do Heroísmo. O edifício encontrava-se em ruínas desde 1980, na sequência do sismo que destruiu a cidade.
Na qualidade de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH), proprietária do imóvel, não dispunha dos recursos suficientes para satisfazer os encargos resultantes da reabilitação deste edifício de elevado valor histórico e arquitetónico. Tendo em conta o elevado contributo prestado pela SCMAH aos angrenses na área da solidariedade social e do desenvolvimento local e comunitário, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo assumiu a totalidade dos custos da reabilitação – cerca de um milhão e 200 mil euros – através do orçamento da autarquia e da dotação prevista no Plano Integrado de Regeneração Urbana Sustentável (PIRUS).
Provisoriamente rececionada ontem, 29 de agosto de 2023, esta obra enquadra-se no esforço contínuo da edilidade na reabilitação do património integrado na zona classificada pela UNESCO, para alavancar o seu potencial no que respeita à promoção turística e económica do concelho. Concluída a reabilitação da igreja, segue-se a segunda e última etapa para a recuperação total do convento, que visará a reconstrução do claustro.
O Convento das Concepcionistas iniciou funções em 1608 e, na sequência da reforma pombalina do século XVIII, foi transformado em hospital da Misericórdia. Impondo um fim a 43 anos de ruína, este projeto de reabilitação coloca este património novamente ao serviço de Angra do Heroísmo.
CMAH/RÁDIOILHÉU