A exposição itinerante “A Décima Ilha”, uma iniciativa da Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, em parceria com o Museu da Horta, está patente ao público na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, até 20 de outubro.
Esta exposição aborda e caracteriza as comunidades de emigrantes e descendentes açorianos no Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Bermuda e Uruguai, assim como das regiões continentais portuguesas do Norte, da Grande Lisboa e do Algarve, além da Região Autónoma da Madeira.
A mostra destaca ainda as Casas dos Açores sediadas em Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão e Espírito Santo (Brasil), Hilmar e Nova Inglaterra (EUA), Quebeque, Ontário e Winnipeg (Canadá), Bermuda, Uruguai, Lisboa, Norte, Algarve e Madeira.
Depois de inauguradas pelo Presidente do Governo dos Açores na Casa Manuel de Arriaga, na cidade da Horta, as 11 peças que compõem a exibição estão agora disponíveis num espaço da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, e complementadas por uma mostra bibliográfica relativa ao tema da exposição.
Com textos informativos em português e inglês, “A Décima Ilha” viaja depois para Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, antes de rumar ao Brasil, no final deste ano, como ponto de partida para um roteiro que a levará a visitar as diferentes comunidades da diáspora açoriana.
GRA/RÁDIOILHÉU