REGIONAL

TERCEIRA | Entrega de equipamentos de manutenção de linhas de água, no âmbito do projeto “A Minha Ribeira”

190views

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, procedeu hoje à entrega de equipamentos de manutenção de linhas de água, no âmbito do projeto “A Minha Ribeira”, integrado no programa “Eco-Freguesia, Freguesia Limpa”, às freguesias da Ilha Terceira contempladas em 2021.
Para Alonso Miguel “o programa “Eco-Freguesia” tem demonstrado ser um instrumento fundamental de cooperação entre o Governo Regional e as Juntas de Freguesia da Região na gestão de resíduos, na promoção da qualidade ambiental e na conservação dos nossos recursos naturais”.

O Secretário Regional aproveitou a ocasião para demonstrar a importância dessa cooperação referindo que, “correspondendo aos apelos das Juntas de Freguesia, o Governo Regional decidiu reforçar a verba destinada ao “Eco-Freguesia”, para 2022, com mais um milhão de euros, triplicando a dotação inicialmente prevista”.

Para o Governante “as Juntas de Freguesia, pela proximidade e pelo conhecimento pormenorizado que possuem dos seus territórios e das suas populações, são parceiros estratégicos e desempenham, muitas vezes com escassos recursos, um papel fundamental para o enorme um desafio que representa a manutenção da rede hidrográfica da Região, que é, de facto, muito extensa”.

Nesse sentido, “o projeto “A Minha Ribeira” tem por objetivo disponibilizar equipamentos, como corta-sebes elétricos e roçadoras, para capacitar e auxiliar as Juntas de Freguesia nos trabalhos de monitorização, manutenção e limpeza das linhas de água”, acrescentou Alonso Miguel.

Em 2021, inscreveram-se 140 freguesias no programa “Eco-Freguesia, Freguesia Limpa”, uma centena das quais apresentaram candidatura ao projeto “A Minha Ribeira”, assegurando desta forma a intervenção em mais de 200 km de linhas de água da Região. Dessas candidaturas, resultou a atribuição destes equipamentos a 30 Juntas de Freguesia, de 7 ilhas do arquipélago, num investimento que ronda os 20 mil euros.

Assim, foram distinguidas com a atribuição destes equipamentos, em 2021, as seguintes Juntas de Freguesia: Castelo Branco, Conceição, Flamengos e Pedro Miguel, da ilha do Faial; Santa Luzia, São Caetano, São Mateus e São Roque do Pico, da ilha do Pico; Norte Grande e Urzelina, da ilha de São Jorge; Almagreira, Santa Bárbara e Santo Espírito, de Santa Maria; Lajedo e Lajes, da ilha das Flores; Achadinha, Algarvia, Lomba da Maia, Santo António e Sete Cidades, de São Miguel; e Agualva, Cinco Ribeiras, Fontinhas, Porto Judeu, Quatro Ribeiras, Ribeirinha, Santa Bárbara, Santa Cruz, São Brás e São Sebastião, da ilha Terceira.
Para Alonso Miguel “este tipo de ações, que incluem trabalhos de limpeza, remoção de resíduos abandonados em espaços públicos, intervenções em linhas de água e na orla costeira, bem como o desenvolvimento de programas e atividades de sensibilização e educação ambiental, são cada vez mais relevantes, sobretudo num contexto de alterações climáticas, cujos efeitos já se têm feito sentir na Região”.

O Secretário Regional terminou referindo que “os espaços públicos limpos e ribeiras desobstruídas, complementados por boas práticas por parte das populações, são aspetos fundamentais para reduzir riscos de cheias e inundações, de deslizamentos de terra, de erosão dos solos, contribuindo decisivamente para a proteção de pessoas e bens, e para evitar prejuízos materiais e financeiros avultados”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.