ÚLTIMAS

TERCEIRA | Contratação de sete novos médicos de Medicina Geral e Familiar “desmente PS”

388views

O deputado do PSD/Açores Paulo Gomes considerou hoje que a contratação de sete novos médicos de Medicina Geral e Familiar confirma “o esforço desenvolvido pelo Governo da Coligação para resolver um dos graves problemas do Serviço Regional de Saúde”, desmentido “declarações extemporâneas e lamentáveis do Partido Socialista”.

“A falta de médicos constitui um dos graves problemas do Serviço Regional de Saúde (SRS), que afeta várias localidades e ilhas, em mais uma falha herdada dos governos do PS, que este Governo tem vindo a solucionar, lançando concursos para colmatar os muitos lugares em falta”, avançou.

“Ainda no passado mês de julho foram contratados três médicos de Medicina Geral e Familiar para a Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT), que ainda na semana passada homologou a lista definitiva do concurso para clínicos daquela especialidade, que será publicada em poucos dias, relativamente a mais quatro médicos, que darão resposta a cerca de 6 mil utentes”, explicou Paulo Gomes.

“Este ano, e só na USIT, houve um reforço de sete médicos de Medicina Geral e Familiar, para assegurar uma maior cobertura à população”, confirma o parlamentar, lembrando que “a falta de médicos de Medicina Geral e Familiar deve-se à falta de previsibilidade e de políticas atempadas dos anteriores Governos Regionais, que não se preveniram face à realidade da previsível aposentação de médicos do SRS”.

O deputado eleito pela Terceira deu mesmo um exemplo, “o da freguesia da Terra Chã, onde 77% dos utentes residentes têm médico de Medicina Geral e Familiar, e onde 666 utentes, que não têm médico de família, terão a situação resolvida por via da contratação destes 4 profissionais”.

“É pura demagogia do PS dizer que o Governo prevê cortes no Plano de Investimentos para 2023, sabendo-se que este Orçamento é um dos maiores de sempre no setor da Saúde, em toda a história da Autonomia. A prioridade assumida de fazer chegar cuidados de saúde a todos os açorianos está patente nos 375 milhões de euros inscritos”, afirmou Paulo Gomes.

Sobre as taxas moderadoras, o social-democrata recorda que, “ainda na semana passada, o Grupo Parlamentar do PSD apresentou em Comissão uma iniciativa para abolir as taxas moderadoras nas urgências dos centros de saúde do arquipélago, que teve os votos contra do PS. Ou seja, o PS não queria que a proposta fosse debatida no próximo plenário, pois preferia discutir uma proposta sua, que não vai tão longe como a do PSD, o que é demonstrativo da postura dos deputados socialistas”, disse.

“O mesmo PS que é responsável por uma absoluta negligência na manutenção do edificado do SRS, como acontece no Centro de Saúde da Praia da Vitória, onde o ar condicionado não funciona, onde há problemas na rede elétrica, na rede informática, em que até o parque automóvel está num estado de conservação preocupante. Face a isso, o Governo Regional já anunciou intervenções naquela unidade de saúde, perante um tipo de problema que é comum às nove ilhas da Região”, sublinhou ainda Paulo Gomes.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.