REGIONAL

TERCEIRA | Clélio Meneses enalteceu o pioneirismo da Praia da Vitória na fundação do ensino profissional

164views

O Secretário Regional da Saúde e Desporto enalteceu o pioneirismo da Praia da Vitória na fundação do ensino profissional e na realização da maior feira gastronómica dos Açores e uma das maiores do país.

Falando na abertura, ontem, da Feira Gastronómica do Atlântico, na Praia da Vitória, em representação do presidente do Governo dos Açores, Clélio Meneses apontou ambos os eventos, agora interligados, como exemplo de uma marca identitária, fruto de ideias e iniciativas que “abriram a Praia da Vitória ao mundo, há mais de duas décadas”.

“Conseguir afirmar o ensino profissional nos Açores, através da escola profissional, fazendo com que muitas outras localidades da Região seguissem também este exemplo, demonstra a importância e a relevância social, do trabalho da escola profissional durante 27 anos”, frisou.

“Muitos dizem que há falta de formar gente no turismo. A verdade é que a escola profissional [da Praia da Vitória] anda a formar gente no turismo há 27 anos”, disse o governante. E considerou que “ter razão antes do tempo é um problema gravíssimo. Depois do tempo vamos atrás dos outros e é fácil, quando é antes do tempo vão os outros atrás de nós e isso é muito complicado. E a escola profissional andou muito tempo a lutar, durante 27 anos, no sentido de formar jovens”.

Clélio Meneses relevou ainda o facto de muitos jovens formados na escola profissional da Praia da Vitória, “estarem hoje ao mais alto nível da restauração, até a nível internacional”, e considerou que “o tempo deu razão aos pioneiros”.

A Feira de Gastronomia do Atlântico é organizada anualmente pela Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória. Regressa agora para a sua 21ª edição, após dois anos de interrupção, devido à pandemia, e oferece sete restaurantes, duas doçarias e outras tantas charcutarias, para além de diversos espaços de convívio. É um dos principais cartazes das Festas da Praia da Vitória, que decorrem até 7 de agosto.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.