O Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo (CKSAH) termina a sua estreia em provas no Luxemburgo com dois quintos lugares (não há a quarta posição), o que se traduz num excelente resultado.
No sábado, 24 de setembro, na Lion Cup, em Strassen, Beatriz Rocha Ávila (sub18, +59 kg) foi a primeira karateca terceirense a pisar o tapete. Realizou cinco jogos e venceu os primeiros três (8-1, 5-3, 2-0, 0-5 e 0-3); disputou a final da “pool” 1-2 e a medalha de bronze mas ficou na quinta posição; durante a tarde foi Afonso Lencart Costa (sub16, -57 kg) que entrou na competição e, tal como a colega, fez cinco jogos, derrotou os três primeiros adversários e perdeu dois encontros (3-1, 2-2 mas venceu por “senshu”, 3-2, 0-3 e 0-2); disputou a final da “pool” 1-2 e a medalha de bronze e chegou ao fim em quinto lugar.
Embora regressem a casa sem medalhas, a alegria é enorme e o treinador João Guiod Castro, que acompanhou os dois jovens, está orgulhoso pelo desempenho dos karatecas na prova internacional de kumite (combate), na qual Afonso e Beatriz foram os únicos portugueses nas suas categorias, tiveram adversários de peso e mostraram estar à altura de grandes desafios.
De referir também que ambos foram colocados em grupos competitivos com mais de duas dezenas de elementos, divididos por duas “pools”, o que dificultou ainda mais a sua passagem pelo encontro.
Recorde-se que esta é a primeira vez que o CKSAH compete na Lion Cup – Luxemburgo, um evento que contou com 812 karatecas de 149 clubes (oito portugueses) oriundos de 21 países (Alemanha, Algéria, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Espanha, Etiópia, França, Grécia, Inglaterra, Itália, Kosovo, Luxemburgo, Polónia, Portugal, República Checa, Suíça e Ucrânia).
Esta deslocação só foi possível graças ao esforço financeiro quer do clube, quer dos encarregados de educação e ainda dos patrocinadores (Terauto, Seth, Artijardins, Iron Store, Via Vitória, Van-Zeller e Afonso O’Neill).
CKSAH/RÁDIOILHÉU