ÚLTIMAS

TERCEIRA | CDS-PP aponta “trapalhada” na gestão socialista do Parque Industrial das Lajes, na Praia da Vitória

303views

“Constata-se uma enorme trapalhada na gestão Socialista dos investimentos no município da Praia da Vitória, nos últimos 12 anos de mandatos do partido Socialista”, afirmou nesta terça-feira o deputado Pedro Pinto do CDS-PP.

Pedro Pinto apontou o Parque Industrial das Lajes como exemplo de uma entre variadas “promessas sucessivas de investimento não concretizadas” [pelo Partido Socialista] e “afirmações públicas desmentidas pela realidade”. 

“Em março de 2009, ano de eleições autárquicas”, recordou Pedro Pinto, “o então presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória eleito pelo partido Socialista, Dr. Roberto Monteiro, tornou pública a intenção de fazer a Câmara Municipal investir na criação três novos parques industriais no concelho da Praia: um na Boavista com capacidade para 50 empresas; outro na Vila das Lajes com capacidade para 40 empresas; e outro na freguesia da Agualva que poderia receber até 30 empresas”.

Ora, “volvidos 14 anos ainda não existe nenhum parque industrial na Vila das Lajes”, observou o deputado Pedro Pinto, denotando “a falsidade dos anúncios do Partido Socialista”.

O facto é que “entre 2009 e 2021 passaram 12 anos sem que os executivos socialistas do município da Praia da Vitória, liderados pelo Dr. Roberto Monteiro e pelo Dr. Tibério Diniz, tivessem construído aqueles parques industriais”, frisou.

O Partido Socialista foi, “finalmente”, afastado da presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória em 2021. No entender do deputado Pedro Pinto, o atual executivo camarário da coligação PSD/CDS-PP tem agora em mãos o que classifica como “uma trapalhada herdada do Partido Socialista”.

De acordo com o deputado do CDS-PP, “a Câmara Municipal da Praia da Vitória tornou público, em 8 de fevereiro de 2023, que a Direção Regional do Ordenamento do Território e Recursos Hídricos terá emitido parecer para a reformulação do projeto do Parque Industrial das Lajes, no sentido de enquadrá-lo com os normativos legais em vigor, para que se cumpram as normas legais”.

Por outro lado, “a 11 de fevereiro, o vereador do partido Socialista, Dr. Berto Messias, divulgou publicamente que ‘todos os documentos e licenciamentos obrigatórios por lei foram entregues e permitiram que este projeto avançasse’”.

“Há uma contradição gritante entre estas declarações do vereador do PS e a realidade”, acusa Pedro Pinto, “pois volvidos 14 anos ainda não existe nenhum parque industrial na Vila das Lajes, na Praia da Vitória”, reafirmou.

Pretendendo ver clarificada esta situação, o deputado do CDS-PP dirigiu um requerimento ao Governo Regional, no sentido de obter “cópia dos pareceres e ofícios da Direção Regional do Ordenamento do Território e Recursos Hídricos sobre o parque industrial das Lajes, na ilha Terceira, desde 2009”.

CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.