TERCEIRA | Bloco leva proposta urgente ao parlamento para impedir despedimento coletivo anunciado pela autarquia da Praia da Vitória
O Bloco de Esquerda vai levar ao plenário do parlamento dos Açores, ainda este mês, uma proposta, com carácter de urgência, que pretende chamar o Governo Regional a disponibilizar-se para ser uma solução que trave o despedimento coletivo de 36 trabalhadores anunciado pela autarquia da Praia da Vitória.
“O governo regional, respeitando a autonomia local, tem de ser parte da solução e não pode ficar de braços cruzados a assistir ao despedimento de dezenas de pessoas sem sequer procurar encontrar soluções”, disse a deputada Alexandra Manes, do Bloco de Esquerda, hoje, após uma reunião com representantes dos trabalhadores alvo do processo de despedimento coletivo decido pelo executivo do PSD e CDS na Praia da Vitória.
“Não compreendemos o silêncio do governo neste processo”, lamentou a deputada do Bloco.
A proposta que o Bloco vai levar ao parlamento recomenda ao Governo Regional que faça o levantamento das necessidades de trabalhadores na administração pública na Terceira e que se demonstre disponível junto da Câmara Municipal da Praia da Vitória para autorizar a integração dos trabalhadores em risco de despedimento nos serviços da tutela do Governo, através do processo de mobilidade.
Desta forma, será possível dar resposta a dois problemas: por um lado, evita-se o despedimento de 36 trabalhadores, e por outro, será possível colmatar a falta de pessoal em diversos serviços públicos.
Alexandra Manes dá o exemplo das escolas, onde se têm verificado vários problemas devido à falta de assistentes operacionais, e que podiam contar com alguns dos trabalhadores que a autarquia da Praia da Vitória vai despedir.
A deputada do Bloco reitera as críticas ao executivo do PSD e CDS na Praia da Vitória, lembrando que, ao contrário de todas as autarquias do país que já tiveram que recorrer ao Fundo de Apoio Municipal devido a problemas financeiros, a Câmara Municipal da Praia da Vitória será a única a proceder a um processo de despedimento.
Alexandra Manes salienta que “estas pessoas estavam a desempenhar funções importantes” e que a sua ausência do serviço já está a provocar constrangimentos, como no ATL de São Brás, assim como em várias freguesias onde eram realizadas atividades que foram canceladas.
O Bloco espera, com esta proposta, chamar o Governo Regional a ser parte da solução para o grave problema que a Câmara Municipal da Praia da Vitória, liderada pelo PSD e pelo CDS, está a provocar na vida de dezenas de famílias, num concelho que já “atravessa uma frágil situação económica e social”, como alertou Alexandra Manes.
BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU