ÚLTIMAS

TERCEIRA | Assinalado o ‘Dia Paralímpico’ em Angra do Heroísmo

661views

O Dia Paralímpico, celebra-se este ano a 29 de junho em Angra do Heroísmo, uma iniciativa do Comité Paralímpico de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e o Governo Regional dos Açores, integrada no programa das Sanjoaninas 2023.

Esta iniciativa de caráter nacional tem como grande objetivo divulgar as modalidades paralímpicas e o desporto adaptado, promovendo uma sociedade mais inclusiva, demonstrando que a prática de desporto está ao alcance de todos. 

As celebrações do Dia Paralímpico iniciaram-se 09h30 no Parque Municipal do Relvão, com a presença de atletas paralímpicos de várias modalidades, Ana Margarida Filipe (Atletismo), André Ramos (Boccia), Diogo Daniel (Badminton) e Miguel Vieira (Judo).

Ao todo foi possível a experimentação desportiva de 11 modalidades, nomeadamente Atletismo, Badminton, Basquetebol em cadeira de rodas, Boccia, Ciclismo, Futebol para cegos, Goalball, Judo, Polybat, Ténis de Mesa e Tiro, todas com o acompanhamento de técnicos especializados.

“A realização do Dia Paralímpico em Angra do Heroísmo é uma iniciativa muito importante para o desporto adaptado na região, à qual o Município prontamente se associou, participando ativamente nas várias fases de preparação e realização do evento, pois promoveu a divulgação das modalidades e realidade do desporto adaptado, através da experimentação por parte do publico, o que contribui para sensibilização da população relativamente à importância que a prática desportiva tem no bem-estar das pessoas com deficiência”, refere Guido Teles, Vice-Presidente do Município de Angra do Heroísmo.

Incluída ainda na celebração do Dia Paralímpico em Angra do Heroísmo está a participação das modalidades e atletas paralímpicos no Desfile do Desporto das Sanjoaninas 2023, a par da possibilidade de se tirar fotografias com a Tocha Paralímpica ao longo do dia, nos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo.

CMAH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.