ÚLTIMAS

TERCEIRA | Artur Lima destaca políticas implementadas para credibilizar atribuição de apoios sociais nos Açores

© Governo dos Açores | Foto: VPGR
484views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, afirmou hoje, na Praia da Vitória, o compromisso desta governação com a “credibilização na atribuição dos apoios sociais”, tendo lembrado o investimento realizado em sessões de formação destinadas a beneficiários de ação social e o incremento de ações de fiscalização. 

Artur Lima referiu que “até ao momento, mais de 500 açorianos a beneficiar de ação social já frequentaram formações para aquisição de competências para o mercado de trabalho e na área da literacia financeira”, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O governante vincou também a mudança de paradigma no que respeita à “fiscalização e no combate à fraude” operada pelo Governo do PSD/CDS-PP/PPM.

“Entre 2021 e 2023, foram realizadas 936 ações inspetivas [a beneficiários do RSI], enquanto entre 2019 e 2020 foram realizadas apenas 238”, realçou.

E continuou: o “número de inspetores da Segurança Social foi reforçado nesta legislatura, passando de 23 inspetores para 29”.

Quanto ao número de beneficiários de RSI, Artur Lima recordou que “em outubro de 2020, existiam 14.494 beneficiários nos Açores”, sendo que, “em outubro de 2023, eram 8.294, o que representa uma diminuição de 6.200 pessoas a beneficiar desta prestação social”.

Artur Lima falava esta manhã, na Praia da Vitória, por ocasião da inauguração das novas instalações do Centro de Alojamento Temporário da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória.

“Hoje é o dia em que assinalamos a inauguração das novas instalações do centro de alojamento temporário de pessoas sem-abrigo e em situação de exclusão social desta instituição, fruto de um investimento do Governo dos Açores de 500 mil euros”, indicou.

Com este investimento, a Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória “aumenta sua capacidade acolhimento nesta valência, o que permite garantir uma resposta adequada a um maior número de casos sociais”.

“Se até aqui, este centro só tinha capacidade para acolher doze utentes, a partir de agora, com estas novas instalações, esta instituição conseguirá responder a 18 utentes”, sublinhou.

Segundo o Vice-Presidente do Governo, a aquisição do novo imóvel irá proporcionar “estabilidade financeira” à Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória que deixa de “estar dependente do mercado de arrendamento”.

A cerimónia contou com a presença da Diretora Regional da Solidariedade, Andreia Vasconcelos, e com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, Francisco Ferreira.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.