ÚLTIMAS

TERCEIRA | Artur Lima defende aprofundamento de trabalho com famílias para evitar institucionalização de crianças e jovens

| Fotos: VP
468views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, inaugurou hoje as novas instalações da Casa de Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, num investimento que rondou os 240 mil euros.

“Fomos recetivos àquela que era uma necessidade manifestada pela instituição e investimos 240 mil euros na aquisição e remodelação deste imóvel, que recebe agora a resposta de acolhimento residencial feminino da Santa Casa, com melhores condições de conforto e segurança”, salientou.

Segundo o governante, o “novo espaço, situado na zona urbana da freguesia de Santa Cruz tem capacidade para 10 jovens”, respondendo, neste momento, a oito.

Referindo-se à medida de acolhimento residencial, Artur Lima referiu que esta é a “última resposta a ser acionada pela CPCJ e tribunais, quando a intervenção em meio natural de vida não é eficaz”.

Para o Vice-Presidente do Governo, o trabalho com as crianças e jovens que estão em casa de acolhimento é determinante: “É muito importante o trabalho das equipas técnicas na criação de um ambiente familiar, para que as crianças se sintam protegidas e cuidadas com afeto”, frisou.

Todavia, o “objetivo otimista” do Governo é que “existam condições de proteção da criança, sem que se tenha de recorrer à institucionalização”.

“Isto exige uma ação ativa a montante, junto das famílias, para que as negligências e os maus-tratos sejam evitados”, considerou.

“Cada caso é um caso, mas se se afigurar possível, devemos aprofundar o trabalho com as famílias, para que possam ultrapassar as dificuldades que apresentam nos cuidados prestados aos seus filhos e para que as competências em falta sejam adquiridas”, referiu ainda.

E concretizou: “É aqui que devemos apostar todo o nosso investimento pessoal, social e financeiro”, tornando a “reunificação familiar” possível.

Nos Açores, existem 30 casas de acolhimento para crianças e jovens, com capacidade instalada total de 390 lugares e com frequência, à data de 10 de maio de 2022, de 277 utentes.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.