ÚLTIMAS

TERCEIRA | Apreensão de mais de 37 quilos de pescado

536views

O Comando Territorial dos Açores, através Posto Territorial da Praia da Vitória e do Núcleo de Proteção Ambiental de Angra do Heroísmo, no dia 1 de setembro, apreendeu 37,6 quilos de pescado fresco e as respetivas artes de pesca de palangre de profundidade, utilizadas irregularmente, na Ilha Terceira.

No decorrer de uma ação de fiscalização a embarcações de pesca, os militares detetaram que uma embarcação havia capturado 13,4 quilos de Pargo e 11 quilos de Rocaz, através da utilização de palangre de fundo, arte esta que se encontra proibida para a pesca deste tipo de espécies. Nesta fiscalização foram, ainda, detetados 13,2 quilos de Safio subdimensionado (sem o peso/tamanho mínimo estipulado para a sua captura).

Da ação resultou a identificação do armador da embarcação de pesca e a elaboração de um auto de contraordenação, tendo sido dado conhecimento dos factos à Inspeção Regional das Pescas.

O pescado e as artes de pesca foram apreendidos. O pescado das espécies Pargo e Rocaz foram entregues na lota para ser submetido à primeira venda, pelo sistema de leilão. O restante pescado, subdimensionado, por não poder ser transacionado em lota, foi entregue a uma instituição de solidariedade social local, após verificação higiossanitária por médico veterinário.

A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.

CT/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.