ÚLTIMAS

TERCEIRA | Angra é o primeiro concelho do país a adotar a fotografia panorâmica como um novo método de promoção turística

151views

A Câmara Municipal e a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo apresentaram ontem o projeto «Angra do Heroísmo – Panomax».

Trata-se de uma câmara fotográfica panorâmica que capta uma perspetiva de 360º, a cada 10 minutos, a partir do Alto da Memória. As fotografias são posteriormente disponibilizadas num website que, por sua vez, apresenta diversas funcionalidades. Além da possibilidade de interagir com essas imagens (rodar, aumentar, etc.), o acesso ao histórico de capturas permite encontrar os melhores momentos e assistir a vídeos em timelapse extraordinários.

A plataforma é um chamariz para os potenciais visitantes da ilha, demonstrando um dos principais postais de Angra do Heroísmo praticamente em tempo real.

Esta ferramenta foi adquirida e instalada pelo Município de Angra do Heroísmo e a manutenção e gestão dos conteúdos foi entregue à Câmara do Comércio, no âmbito da habitual parceria institucional, com vista à promoção turística e à organização da oferta. A Panomax é, igualmente, uma oportunidade de promoção para os negócios locais, uma vez que poderão assinalar os seus serviços nas fotos de 360º, alargando a sua atratividade.

Para Guido Teles, Vice-Presidente da autarquia, «a aquisição desta ferramenta é mais um passo inovador na promoção do concelho e da Terceira».

A vista panorâmica sobre Angra do Heroísmo é a primeira de Portugal a figurar nesta tecnologia, ficando agora ao lado de outras perspetivas de países como a Áustria, Brasil, Chéquia, Itália, Alemanha, República Dominicana e África do Sul.

Disponível em angradoheroismo.panomax.com, a plataforma é de acesso gratuito e os conteúdos podem ser embebidos noutros sites (como já acontece no portal da autarquia), permitindo a sua distribuição em múltiplos meios.

«Mais do que um website, esta é uma oportunidade de colocar Angra do Heroísmo num novo mapa mundial da promoção turística», concluiu Guido Teles.

CMAH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.