TERCEIRA | Angra do Heroísmo. Luísa Barcelos propõe mobilidade juvenil entre as Cidades Património Mundial

A candidata à presidência da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo pela Coligação PSD/CDS-PP, Luísa Barcelos, quer promover a cidade, enquanto Património Mundial, “através de um programa de mobilidade juvenil que promova o intercâmbio cultural com outras localidades que partilhem aquele mesmo estatuto”.
“Trata-se de uma oportunidade para Angra do Heroísmo liderar a criação de um projeto inovador, que vai permitir estabelecer pontos de contacto efetivos com as demais Cidades Património Mundial, criando uma rede sólida de cooperação e partilha de experiências culturais entre os jovens”, avança a social-democrata.
Luísa Barcelos considera “fundamental” que o município adote “medidas concretas destinadas à juventude, garantindo neste caso que os jovens de Angra possam participar, mas também liderar e beneficiar de um intercâmbio enriquecedor, que reforça a identidade global dos nossos valores comuns e promova o desenvolvimento cultural e social das novas gerações”, explica.
Segundo a candidata pela Coligação PSD/CDS-PP, “esse programa será uma aposta clara no futuro da nossa cidade, potenciando a distinção da UNESCO de forma inclusiva, por via da educação e da cidadania ativa”, refere.
“No fundo, queremos contribuir para uma comunidade mais viva e dinâmica, porque Angra do Heroísmo tem tudo para ser um exemplo e uma referência internacional na promoção da mobilidade juvenil entre as Cidades Património Mundial”, acrescenta.
A iniciativa “deve contar com o apoio e o envolvimento da comunidade, das instituições locais e da Organização das Cidades Património Mundial, para que se torne uma realidade”, diz ainda Luísa Barcelos.
“Esta iniciativa vai permitir aos jovens de Angra do Heroísmo explorarem novas culturas, adquirir novos conhecimentos e ampliar horizontes. Ao mesmo tempo, também se cria a oportunidade de dar a conhecer Angra do Heroísmo a novos públicos, numa verdadeira rede global de cidades que partilham valores comuns e um património único”, adianta.
“Angra do Heroísmo pode e deve ser esse exemplo internacional, pelo que assumimos este desafio como um caminho para o desenvolvimento sustentável da nossa terra”, conclui a candidata, que é acompanhada na sua lista à Câmara Municipal por Tiago Rodrigues, Ulisses Rosa, Magda Ávila, João Oliveira, João Paulo Ferreira, Nancy Pinheiro, Pedro Fins. Fabiana Ferreira, Duarte Pintado, Frederica Flores, Cecília Costa, Francisco Leal da Costa, Dora Pavão e Raúl Rego.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU






