ÚLTIMAS

TERCEIRA | Alonso Miguel entrega equipamentos florestais, no âmbito do Projeto LIFE IP AZORES NATURA

© Governo dos Açores | Foto: SRAAC
257views

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, procedeu hoje à entrega de equipamentos na ilha Terceira, adquiridos no âmbito do Projeto LIFE IP AZORES NATURA, que é o primeiro projeto LIFE integrado aprovado em Portugal e o maior projeto de conservação da natureza alguma vez concebido para os Açores.

Alonso Miguel realçou que “este projeto, com uma duração de 9 anos, conta com orçamento total de 19,1 milhões de euros, comparticipado pela União Europeia em 60%, com o objetivo de dar um contributo significativo para a conservação de espécies e habitats protegidos pelas Diretivas Habitats e Aves, nomeadamente de 13 habitats e 24 espécies, abrangendo todos os sítios da Rede Natura 2000 em todas as ilhas dos Açores, em terra e mar”.

De acordo com o governante, “a área de intervenção do Projeto na ilha Terceira é bastante extensa, sendo que as ações de conservação abrangem cerca de 341 ha, distribuídos por vários locais, com destaque para a Terra Brava, Furnas do Enxofre, Biscoito da Ferraria, Pico Alto e Tamujal e a Turfeira do Sanguinhal. “.

O Secretário Regional sublinha que, “para além da contratação de sete assistentes operacionais para implementação das ações previstas para a Ilha Terceira, atendendo à extensão considerável da área de intervenção, mas, sobretudo, considerando que grande parte das ações de conservação e renaturalização passam pela remoção de exemplares de espécies exóticas e invasoras de grande porte, como os eucaliptos, as acácias, ou o incenso, foi necessário proceder à aquisição de um trator florestal, com um conjunto de alfaias, que hoje colocamos em serviço da Região, a cargo dos Serviços de Ambiente e Alterações Climáticas da ilha Terceira, e que serão fundamentais para cumprir com os objetivos do projeto”.

“Para que se tenha noção da importância destes equipamentos, por exemplo, só na área de intervenção do Pico Alto e Tamujal, verifica-se uma mancha de produção florestal com 3000 eucaliptos, que é necessário remover, para posterior plantação com espécies nativas como a urze, cedro do mato e louro”, acrescenta.

Alonso Miguel referiu ainda que se trata de “um investimento de cerca de 270 mil euros, que consistiu na aquisição de um trator florestal, com 135 cv de potência, com atrelado florestal e grua, guincho florestal, destroçador e pulverizador”, acrescentando ainda que “para operar com o trator e com as respetivas alfaias, foi dada uma formação de 30 horas aos dois assistentes operacionais da Secretaria com Licença de Condução para Tratores Agrícolas”.

O Secretário Regional garantiu que, com estes equipamentos, “é possível, a partir deste momento, proceder ao abate e recolha de árvores de grande porte em zonas de difícil acesso, recorrendo ao guincho florestal, bem como efetuar o transporte das mesmas, utilizando o atrelado florestal e a grua” e que “com o destroçador florestal toda a ramagem, resultante do abate de invasoras e exóticas, pode ser processada e transformada em estilha no local, passando também a ser possível também proceder à pulverização de grandes áreas de silvado, com recurso ao pulverizador, que tem uma capacidade para 600 litros”.

O responsável pela tutela do ambiente conclui afirmando que “na sequência dos fortes investimentos que têm sido efetuados pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, hoje damos mais um passo importante no sentido de capacitar a Administração Pública Regional, neste caso, para a proteção e valorização do nosso património natural”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.