AGENDA

TERCEIRA | Agenda. Há milhares de motivos para visitar Angra do Heroísmo no Natal

102views

A Câmara Municipal e a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo apresentaram o programa de atividades para celebrar a época natalícia na cidade Património Mundial, num vasto e diversificado calendário que começa a 25 de novembro de 2022 e só termina a 9 de janeiro de 2023.

O início das atividades coincide com a Black Friday (25 de novembro), que contará com descontos nas lojas do comércio tradicional. Nesse mesmo dia, será inaugurada a iluminação de Natal e a já tradicional e acarinhada Aldeia de Natal na Praça Velha, que este ano será dinamizada por mais de 50 associações e instituições sem fins lucrativos. Também na Praça Velha apresentar-se-á a primeira edição do “Açores Trad’Fest”, Festival Açoriano de Música Tradicional Portuguesa, que dará palco a várias bandas das Ilhas dos Açores e da Madeira, culminando num concerto final (26 de novembro) com elementos de cada um dos grupos musicais participantes.

Além de exposições de pintura e fotografia no CCCAH e no Teatro Angrense, integram a programação de Natal duas feiras de artesanato que se realizam no coração da cidade, uma delas com trabalhos da população sénior do concelho.

No diversificado e alargado programa, destaca-se o concerto de Anabela “O Meu Mundo Bom” previsto para o dia 1 de dezembro e que já está praticamente esgotado, motivando o agendamento de uma segunda sessão para as 18h00 do mesmo dia (bilhetes à venda na Ticketline).

Da programação deste ano, constam ainda diversas sessões de “Hora do Conto” (em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luis da Silva Ribeiro) e várias sessões de showcooking abertas ao público, num novo espaço a disponibilizar na Praça Velha.

Além do tradicional Desfile de Filarmónicas (8 de dezembro), do Desfile Infantil de Natal (16 de dezembro), e do Desfile de Natal (17 de dezembro), destaca-se o novo Desfile Náutico de Natal (16 de dezembro), realizado em parceria com os clubes desportivos ligados ao mar.

No cinema, destaque para a estreia nacional no novo filme do “Avatar” em 2D (15, 16, 18 e 21 de dezembro) e 3D (17, 19 e 20 de dezembro) a apreciar no CCCAH.

A presença dos insufláveis foi alargada, estando agora disponíveis todos os sábados, domingos e feriados na Praça Velha e, em alguns dias, no Alto das Covas.

Em 2022 também voltará a decorrer a iniciativa “Angra Prendas Mil”, com sorteios semanais (angraprendasmil.pt) no valor de 4.000€ para gastar no comércio tradicional, além de um prémio final de 6.500€ (sorteio a 28 de dezembro).

O dia 8 de dezembro destaca-se pelo regresso do Concurso de Montras num novo formato, organizado pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo.

Na Passagem de Ano, haverá concertos na Praça Velha, o tradicional espetáculo pirotécnico e a festa irá estender-se pela madrugada na Rua de São João.

Na reta final da programação de Natal, destaca-se o Cantar aos Reis (7 de janeiro) e o primeiro concerto de 2023 da Sinfonietta de Angra do Heroísmo (7 de janeiro).

A restante programação está disponível para consulta permanente em angradoheroismo.pt, com milhares de motivos para visitar Angra do Heroísmo.

De acordo com Guido Teles, Vice-Presidente da autarquia, “este programa do Natal em Angra não é só uma oportunidade para dinamizar o comércio local – sobretudo no clima económico que se antecipa para 2023 -, mas também um conjunto infindável de motivos para reunir a família e os amigos, disfrutando da magia desta época natalícia em Angra do Heroísmo”.

CMAH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.