ÚLTIMAS

TERCEIRA | Aerogare Civil das Lajes ultrapassa fasquia dos 800 mil passageiros em 2022

© Governo dos Açores
432views

A Vice-Presidência do Governo Regional, através da Aerogare Civil das Lajes (ACL), informa que o ano de 2022 foi o melhor ano de sempre no que se refere ao tráfego anual de passageiros, ultrapassando pela primeira vez a fasquia dos 800.000.

Até 30 de novembro de 2022, tinha passado pela ACL um total 803.783 passageiros.

Apesar do setor da aviação civil continuar a ser penalizado, em virtude da pandemia covid-19 e da crise económica e social resultante do conflito na Ucrânia, Artur Lima reconhece que este resultado, alcançado em tão curto espaço de tempo, comprova que o trabalho desenvolvido até aqui tem sido bem feito.

A criação da Tarifa Açores, o reforço das ligações aos principais aeroportos nacionais, a captação de novas rotas internacionais, nomeadamente Nova Iorque, Montreal e Londres, conjugadas com a retoma da ligação a Oakland e a continuação das ligações a Boston e a Toronto, evidenciam, de acordo com o Vice-Presidente do Governo Regional, que o potencial desta infraestrutura aeroportuária foi otimizado e rentabilizado, resultando em benefícios concretos para o desenvolvimento da ilha Terceira e dos Açores.

A consolidação da ACL no panorama internacional da aviação civil é demonstrada ainda com a contabilização de 150 escalas técnicas até 30 de novembro de 2022. Importa também ressalvar a importância desta infraestrutura no que se refere às emergências técnicas/médicas, tendo sido contabilizadas 19 assistências.

No entendimento de Artur Lima, estes números atestam a importância da ACL para o desenvolvimento económico regional e para a segurança da aviação civil no Atlântico Norte.

Para futuro, o Vice-Presidente do Governo Regional, que tutela a ACL, pretende que esta infraestrutura possa continuar a ser devidamente aproveitada, servindo a mobilidade dos açorianos, assim como o crescimento económico da ilha Terceira e dos Açores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.