ÚLTIMAS

TERCEIRA | Açores recebem 12.º congresso da APECATE em fevereiro de 2024

© Governo dos Açores
280views

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas esteve representada pela Diretora Regional de Turismo, Rosa Costa, no 11.º Congresso da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, onde foi anunciado que a próxima edição do evento, agendada para fevereiro de 2024, será na Região Autónoma dos Açores, na ilha Terceira.

“Estou muito satisfeita por termos conseguido a realização deste congresso na ilha Terceira, uma vez que estamos a falar de uma importante associação empresarial representativa de um dos produtos em que temos vindo a apostar para a redução da sazonalidade, que é o ‘meetings industry’”, frisa Berta Cabral, Secretária Regional da tutela.

A governante realça, inclusivamente, “a realização deste evento em plena época baixa como um sinal evidente do esforço que está a ser feito para encontrar formas de incrementar a atratividade das ilhas e gerar mais rendimento para o setor em meses de menor procura”.

A decisão de realizar o 12.º Congresso da APECATE na Região surge na sequência de um trabalho prévio entre esta associação e o Governo dos Açores, atendendo ao especial perfil dos participantes, bem como à cobertura mediática a que o evento estará exposto, e alinha-se com a estratégia de captação de eventos relevantes para operadores especializados do setor.

Estima-se a presença de cerca de 200 participantes no evento em 2024, na sua maioria provenientes do mercado nacional, que é o maior mercado emissor para os Açores.

“Temos advogado e estamos a demonstrar que a generalidade das nossas ilhas tem condições para receber e organizar eventos de diferente dimensão, durante todo o ano, mas que isso é particularmente relevante na época baixa”, sinaliza Berta Cabral.

Recorde-se, ainda que Angra do Heroísmo receberá este ano, em outubro, a Bienal do Ibérica de Património Cultural 2023.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.