AGENDA

Temporada Cultural 2021 apresenta concerto “Correspondências”

| Fotos: DRaC |
160views

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), promove hoje, dia 22 de maio, a partir das 20h30, a emissão do concerto “Correspondências”, pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada, na RTP Açores, com transmissão no dia seguinte, dia 23, pelas 18h00, na página do Facebook da DRC (www.facebook.com/culturacores).

Integrado na Temporada Cultural 2021, através da divulgação de um evento artístico semanal, o concerto conta com as interpretações de Valter Ponte (clarinete); André Costa (piano), Lívio Dias (oboé); Filipe Tomás (gagote); Irina Semënova (piano); Inês Alves (flauta 3.º grau); Nataliya Silva (piano); Valeri Kobiakin (clarinete); Yuriy Pankiv (flauta) e Sara Pacheco (trompa 8.º grau), sob direção artística de Isabel Albergaria Sousa.

Gravado no Teatro Micaelense, parceiro neste evento, o concerto apresentará um repertório de câmara para sopros do século XX, assente em compositores franceses, sendo o programa dedicado quase exclusivamente a obras de Poulenc, Saint-Saëns, Ibert, Gaubert e Elgar, que efetuarão um universo musical de correspondências, nas quais se misturam sofisticação, ironia, neoclassicismo e modernidade.

Segundo a diretora artística, os temas de Francis Poulenc e Camille Saint-Saëns que serão interpretados em “Correspondências” são considerados obras de maturidade, uma vez que ambos os compositores escreveram sonatas para sopros e piano nos últimos anos das suas vidas.

De Jacques Ibert, compositor contemporâneo de Poulenc, irá ser escutado um quinteto e um trio de sopros, sendo o programa completo por uma elegante peça de Philippe Gaubert, compositor menos conhecido (exceto para os flautistas), e uma fascinante obra de Edward Elgar, figura central da música inglesa.

A Direção Regional da Cultura informa, ainda, que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.