ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | “Workshop Viola Micaelense” apresentou-se no Porto Formoso a 17 de Maio

335views

O “Workshop Viola Micaelense”, da responsabilidade da Associação de Juventude Viola da Terra, tem estado a percorrer todos os Concelhos da Ilha de São Miguel desde Dezembro. 

No dia 17 de Maio o Porto Formoso recebeu a mais recente sessão de Formação, e que contou com tocadores de Viola da Terra e Violão do Grupo Folclórico Porto Formoso, tendo culminado com uma apresentação musical para a comunidade que decorreu no Centro Pastoral e Cultural das Freguesia. 

O objectivo desta acção é de promover workshops proporcionando um acesso à formação mais próxima das pessoas que estejam interessadas em frequentar os mesmos, algo que tem sido apontado como uma lacuna, por tocadores e grupos ao longo dos anos. 

O trabalho foi direcionado para modas tradicionais do repertório do Grupo Folclórico, mas também contou com outras peças que os tocadores não conheciam, ou não costumam tocar no seu dia-a-dia. Para além de uma especial atenção para a postura do corpo, posição das mãos e formas de potenciar a qualidade sonora extraída do instrumento, foi ainda trabalhado a alternância de melodias entre solistas, a execução a duas vozes e outras sugestões de harmonização das peças em estudo.

Até 15 de Junho o workshop irá passar pelos Concelhos de Lagoa e Vila Franca do Campo, os dois Concelhos em falta, concluindo dessa forma esta primeira fase de formação de proximidade na Ilha de São Miguel, contando com o músico e professor Açoriano Rafael Carvalho como formador e orientador do mesmo. 

Esta iniciativa foi promovida pela Associação de Juventude Viola da Terra em colaboração com o Grupo Folclórico do Porto Formoso e com o apoio da Direcção Regional da Juventude Açores, através do programa AECT. 

VTAJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.