REGIONAL

SÃO MIGUEL | Sopas do Espírito Santo e Cortejo Etnográfico atraem largos milhares de pessoas a Ponta Delgada

197views

Largos milhares de pessoas deslocaram-se este sábado a Ponta Delgada para saborear as sopas e o arroz doce e assistir ao tradicional Cortejo Etnográfico do Espírito Santo. No Campo de São Francisco, foram servidas mais de 13.000 sopas e 10.000 doses de arroz doce, mas muitos foram os que até ali se deslocaram, sobretudo turistas, apenas para observar o ambiente que se criou num dos mais emblemáticos espaços da cidade de Ponta Delgada.

Como habitualmente acontece, o Mordomo (o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada) percorreu cada uma das mesas do Campo de São Francisco, cumprimentando os comensais, entre os quais se encontravam muitos emigrantes. Pedro Nascimento Cabral também inaugurou o Triato do Espírito Santo, no Coreto do Campo de São Francisco, decorado por colaboradores da autarquia.

Já na Avenida Infante D. Henrique, ao início da tarde, milhares de pessoas começaram a sentar-se aguardando o cortejo etnográfico, que este ano conta com a participação de mais de 1300 figurantes, 30 carros alegóricos, 19 folias do Espírito Santo, 16 carros de bois e quatro agrupamentos musicais. No Cortejo Etnográfico vão estar representadas as 24 freguesias do concelho de Ponta Delgada: Ajuda da Bretanha, Arrifes, Candelária,Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima,Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento, Mosteiros, Pilar da Bretanha,Relva, Remédios, Santa Bárbara, Santa Clara, Santo António, São José, São Pedro e, São Roque, São Sebastião, São Vicente Ferreira e Sete Cidades.

Entretanto, às 19h30, tem lugar a Recitação do Terço Cantado, no Quarto do Espírito Santo, pelo Movimento Legião de Maria. Na Praça do Município, atuam o grupo musical “Alma Menor” e “Raquel Dutra” e no Coreto da Festa (Largo Sul da Matriz) atuam a Escola de Violas da Relva e os “Música Nostra”.

CMPD/GC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.