SÃO MIGUEL | Sessão pública de divulgação do Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade realizou-se ontem

A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública (SRFPAP), através da Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade (DREC), promoveu ontem, no Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em São Miguel, a Sessão Pública de Divulgação do Instrumento Financeiro para a Inovação e Competitividade (IFIC), uma nova medida de apoio ao investimento empresarial.
A sessão, realizada em formato presencial e online, contou na abertura com a intervenção do Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, e com a presença do Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate.
Durante a iniciativa foram apresentados os objetivos e condições gerais do IFIC, instrumento que visa apoiar projetos de investimento das empresas orientados para a inovação produtiva e para a investigação e desenvolvimento (I&D), incluindo iniciativas como a criação de novos estabelecimentos, o aumento da capacidade instalada, a diversificação da produção, a alteração fundamental do processo de produção, bem como projetos de investigação industrial e desenvolvimento experimental, incluindo a criação ou reforço de equipas permanentes de I&D.
Nos próximos dias deverá ser publicado o aviso de abertura de candidaturas, que decorrerão até 30 de janeiro, com uma dotação global de 40 milhões de euros.
São elegíveis candidaturas de todos os setores de atividade com expressão na economia regional, de empresas de todas as dimensões, com um investimento compreendido entre 250 mil euros e 25 milhões de euros.
A SRFPAP sublinha que esta medida constitui um passo relevante para reforçar a competitividade do tecido empresarial dos Açores, incentivando o investimento, a modernização e a capacidade de inovação das empresas, com impactos positivos na criação de valor e na dinamização da economia regional.
GRA/RÁDIOILHÉU






