ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | PSD realça majoração de incentivos a empresas de Nordeste, Povoação e Vila Franca do Campo

Nordeste, 04 Julho 2023 ©Hugo Moreira
363views

O deputado do PSD/Açores Flávio Soares realçou esta manhã “a majoração dos incentivos financeiros destinados a concelhos como Nordeste, Povoação e Vila Franca do Campo, no âmbito do Programa Operacional dos Açores – Construir 2030”.

O parlamentar social-democrata falava aos jornalistas no final de uma visita a uma empresa do ramo da construção civil do Nordeste, inserida nas Jornadas Parlamentares que decorrem em São Miguel, até dia 6 de julho.

Flávio Soares considera que “este sistema de incentivos, previsto no âmbito de fundos europeus, constitui uma importante ferramenta para as empresas da Região, de que o Nordeste não é exceção, contribuindo para a geração de riqueza, para uma maior e melhor empregabilidade, bem como a valorização dos recursos humanos, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento das ilhas”.

Nesse seguimento, saúda “o empenho do Governo Regional pela criação do programa Construir 2030, e que neste caso em especial, terá uma particularidade que nos parece importante destacar, prevendo uma majoração para concelhos como o Nordeste”, sublinhou.

O deputado do PSD/Açores reconhece “que o Nordeste tem particularidades, como o fator da distância dos grandes centros urbanos, que por si só realçam esta importância contemplada agora na legislação que será publicada em breve”.

Segundo Flávio Soares, “este novo programa vai apoiar as empresas do Nordeste, Povoação e Vila Franca do Campo, porque são os três concelhos da ilha de São Miguel que se encontram mais fragilizados em termos económicos”.

Desta forma, entende tratar-se que “o critério assente nas características concelhias é extremamente relevante para o fortalecimento do tecido empresarial que fará toda a diferença e vem dar resposta a reivindicações antigas”.

O parlamentar social-democrata afirmou, por fim, que “a verba de 360 milhões de euros destinada diretamente às empresas, revela e bem, o empenho do atual Governo Regional, o primeiro a recolher contributos de todas as ilhas, empresários e associações empresariais”.

O Grupo Parlamentar do PSD/Açores iniciou hoje as Jornadas Parlamentares no Nordeste, com o objetivo de analisar e avaliar o impacto do investimento privado no concelho.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.