ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | PSD. Abertura de Serviço de Atendimento Urgente em Ponta Delgada reforça resposta aos utentes

442views

 A deputada do PSD/Açores Ana Quental afirmou hoje que a abertura do Serviço de Atendimento Urgente na sede da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM), em Ponta Delgada, irá garantir uma resposta mais rápida e eficaz aos utentes, “aliviando a pressão no serviço de urgência” do Hospital do Divino Espírito Santo.
 
A parlamentar social-democrata salientou que esta medida anunciada pelo Governo Regional “vem resolver um problema gerado pela governação socialista quando encerrou o serviço de atendimento urgente em 2011, o que contribuiu para um maior congestionamento das urgências do Hospital de Ponta Delgada”.
 
A estrutura, que estará concluída até ao final do ano, dará “resposta a situações de gravidade moderada, garantindo assim uma maior eficácia no atendimento dos utentes residentes em freguesias mais distantes da cidade de Ponta Delgada, à semelhança do que já sucede em Vila Franca do Campo, Nordeste e Povoação”, salientou a deputada do PSD/Açores.
 
Até lá, Ana Quental considera “muito importante a promoção de consultas complementares e extras diárias para libertar a pressão do Hospital do Divino Espírito Santo, com dois médicos em permanência na USISM para consultas das 17h00 às 22h00, de segunda a sexta-feira, mediante marcação”.
 
Segundo a parlamentar social-democrata, “as consultas abertas no Centro de Saúde preveem o atendimento de 30 utentes por dia, desviando cerca de 150 utentes dos serviços de urgência por semana, tendo em conta que mais de 60% daqueles que se dirigem à urgência hospitalar não constituem propriamente uma urgência”.
 
A deputada do PSD/Açores congratula também o Governo Regional pela contratação de mais sete médicos “que irão garantir uma resposta mais eficiente junto de utentes de zonas mais carenciadas como Nordeste, Povoação, Ginetes e Maia”.
 
Aliás, para Ana Quental, “têm sido dados passos fundamentais na área da Saúde na Região em dois anos, desde a recuperação de listas de espera de consultas e cirurgias, passando pela contratação de mais profissionais, culminando com eliminação das taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários, mantendo-se apenas nos serviços de urgência hospitalares”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.