AGENDA

SÃO MIGUEL | Projeto musical SOLO9VIOLA apresenta-se na Igreja do Colégio em Ponta Delgada

Foto por Ricardo Caetano
217views

“Um concerto e uma obra que são maiores do que a margem da ilha, que a desafiam e se transformam numa ponte que permitirá levar a viola ao mundo,” disse o músico Bruno Bettencourt, dos Myrica Faya, sobre o projeto musical SOLO9VIOLA, enquanto Rafael Carvalho acrescentou “um concerto que pode e deve percorrer os palcos da nossa região, do nosso país e deve pisar palcos internacionais.”

A Viola da Terra, viola dos dois corações, é o instrumento mais único do arquipélago dos Açores. O projeto musical SOLO9VIOLA, em três andamentos, pelas mãos do jovem virtuoso Evandro Meneses, apresenta a viola no seu presente, transporta-nos pelo passado visitando as 9 ilhas dos Açores e, finalmente, mostra um rumo do potencial futuro onde o instrumento nos pode levar. O concerto estreou no Festival Cordas, em setembro de 2021, e depois seguiu rumo a outras paragens. Finalmente, chega à ilha verde, com sua apresentação na icónica Igreja do Colégio.

A Igreja de Todos-os-Santos, melhor conhecida como Igreja do Colégio dos Jesuítas de Ponta Delgada, localizada no centro histórico da cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, é classificada como Imóvel de Interesse Público. A temporada Música no Museu acontece neste templo museológico, recuperado e requalificado, e que desde 2004 abriga o núcleo de arte sacra do Museu Carlos Machado.

Evandro Meneses nasceu nas Lajes, ilha Terceira. Frequentou o Conservatório Regional de Angra do Heroísmo durante 10 anos. Em 2017 adquire a licenciatura de Guitarra Clássica e Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, e de seguida foi admitido no Instituto Piaget para a realização do Mestrado em Ensino da Música. Diretor musical/maestro de vários agrupamentos, compõe e faz arranjos para os mais diversos projetos. Possui, ainda, um ‘homestudio’ nominado “EM Estúdio Musical”.

O concerto SOLO9VIOLA, no dia 04 de outubro, às 18h30, com entrada livre, faz parte da agenda oficial das comemorações do Dia da Viola da Terra, “porque o dia da música não é só um e os dois corações devem correr todas as ilhas e terras das comunidades açorianas.” SOLO9VIOLA é um projeto MiratecArts e já está em CD, disponível nos concertos.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.