ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | Prisão preventiva de homem por crime de tráfico de estupefacientes, em Ponta Delgada

369views

Uma investigação delegada, pelo Ministério Público de Ponta Delgada, no Comando Regional na Polícia de Segurança Pública (PSP) dos Açores, concretamente na Esquadra de Investigação Criminal da Divisão de Ponta Delgada, culminou a 06 de fevereiro com a aplicação da medida de coação de prisão preventiva a arguido, homem, de 55 anos, no concelho de Ponta Delgada, fortemente indiciado pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.

No decurso de investigação, iniciada no final do mês de setembro de 2022, na qual foram realizadas diligências que permitiram recolher prova sustentada pela PSP e a detenção, em flagrante delito, do arguido que procedia à venda direta de drogas duras, sobretudo droga sintética, a diversos toxicodependentes em Ponta Delgada, causando insegurança e alarme social a vários moradores e a utentes de diversas unidades hoteleiras, possibilitou que numa primeira fase o arguido fosse sujeito a um primeiro interrogatório judicial, sendo-lhe aplicada a medida de coacção de prisão domiciliária, a qual se mantinha a cumprir até à presente data.

Sucede, porém, que após uma breve interrupção na atividade criminosa de tráfico de matéria estupefaciente, o arguido veio a retomá-la, coberto de cuidados redobrados, passando a desenvolver a venda direta de droga a consumidores a partir do seu domicílio, contribuindo dessa forma para fomentar o receio e a insegurança junto dos moradores e hóspedes locais.

Os investigadores da Brigada Anticrime vieram a consolidar prova inequívoca de que o arguido prosseguia com a atividade ilícita, daí emergindo a sua sujeição a um segundo interrogatório judicial, realizado a 06 de fevereiro, no âmbito do qual o Juiz de Instrução Criminal, a requerimento do Ministério Público, decidiu por agravar a medida de coacção através da aplicação de prisão preventiva, passando a cumpri-la no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada.

A Polícia Segurança Pública e o Ministério Público mantêm esta e outras investigações em curso, como prioridade concedida à prevenção e combate do fenómeno associado ao tráfico de droga em toda a Região Autónoma dos Açores.

CT/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.