O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu esta manhã, no Palácio de Sant’Ana, em audiência, o Comodoro José Rafael Ferreira de Oliveira Rodrigues Pinto, novo Comandante da Zona Marítima dos Açores.
Após a audiência de cumprimentos, o Presidente do Governo, começou por deixar uma palavra de acolhimento e saudação ao novo Comandante da Zona Marítima dos Açores, sublinhando “a disponibilidade do Governo para uma profícua cooperação” com o responsável.
José Manuel Bolieiro lembrou, na ocasião, que no “quadro nacional e europeu, o mar dos Açores é uma referência, não só do presente como também para o futuro”, referindo que “a economia do mar” é cada vez mais “planetária e estratégica para o futuro coletivo, nacional, europeu” e onde os Açores assumem especial “posição estratégica”.
Relativamente à economia do mar, o governante deixou ainda uma referência ao Chefe de Estado Maior da Armada, que tem “enaltecido esta posição estratégica de Portugal, e dos Açores de forma muito espacial, numa ligação de todo o Atlântico”.
Neste sentido, “a Marinha não pode deixar de ter uma posição, que não a incremental, de meios e de potenciação do mar”, posição reiterada através do “testemunho do próprio Comodoro Rodrigues Pinto”, sublinhou José Manuel Bolieiro.
O Chefe do Executivo aproveitou a ocasião, para dar nota de que, até final deste ano “os Açores terão um salva-vidas, que estará posicionado no grupo central, em particular na Horta”.
Outras operações, estarão a desenvolvidas, pelo Estado Português, com “um reforço de navios para incrementar a posição da marinha, na vigilância do mar dos Açores”, reforçou.
O Presidente do Governo anunciou ainda que está previsto, para breve, na Terceira, um encontro de “reflexão, sob o ponto de vista político, académico e judiciário, com a possibilidade de aproveitar os novos meios tecnológicos, com admissibilidade de meios de prova”, para referência às infrações no mar.
O Comodoro José Rodrigues Pinto é o novo Comandante da Zona Marítima dos Açores. A cerimónia de tomada de posse realizou-se na passada quinta-feira, dia 24 de março, nas instalações do Depósito da POL NATO, em Santa Clara. Na ocasião, tomou ainda posse dos cargos de Chefe do Departamento Marítimo dos Açores e Comandante Regional da Polícia Marítima dos Açores.
GRA/RÁDIOILHÉU