AGENDA

SÃO MIGUEL | Presidência do Governo assinala Dia Nacional dos Jardins abrindo jardim do Palácio de Sant’Ana

| Foto: GRA
375views

A Presidência do Governo dos Açores assinala o Dia Nacional dos Jardins, que se comemora a 25 de maio, no próximo sábado, abrindo livremente ao público o jardim do Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, entre as 10h00 e as 16h00.

Notável exemplar paisagístico e botânico, datado de meados do século XIX, foi mandado plantar pelo morgado José Jácome Correia (1816-1886) e teve como autor do projeto Peter Wallace (n. 1820), escocês que residiu em Ponta Delgada entre 1850 e 1857.

Conserva ainda hoje o espírito da época em que foi concebido, sendo dominado por um grande parterre que se estende até à fachada neoclássica do palácio, que atualmente acolhe a residência oficial do Presidente do Governo dos Açores.

Entre as suas ricas coleções botânicas destacam-se os enormes metrosíderos (Metrosideros excelsa) da Nova Zelândia, a figueira da Austrália (Ficus macrophylla), as melaleucas (Melaleuca armillaris, Melaleuca linariifolia e Melaleuca styphelioides), as araucárias (Araucaria bidwillii, Araucaria columnaris e Araucaria heterophylla), entre outros espécimes.

Junto com o palácio, foi classificado como Monumento Regional, pelo Decreto Legislativo Regional n.º 29/2004/A, de 24 de Agosto.

Nota: Para mais informações, contatar a Presidência do Governo dos Açores pelo telefone 296301000 ou pelo e-mail presidencia.palacios@azores.gov.pt.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.