SÃO MIGUEL | Padre Hélio Soares lança livro sobre a História, o património e testemunhos da Paróquia das Capelas
“Paróquia das Capelas — História, Património e Vivências” é o mais recente livro coordenado por Hélio Soares, actual pároco desta vila, que concilia investigação académica e testemunhos revelando aspectos da vida e da história desta comunidade, uma das mais antigas da ilha de São Miguel.
O lançamento do livro será no dia 24 de Julho, quarta-feira, pelas 20h00, na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação (Igreja Matriz das Capelas).
Fátima Eusébio, Directora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, que também colabora na publicação com um estudo iconográfico da pintura das Almas do Purgatório, estará a cargo da sua apresentação.
Na sua entrevista à Igreja Açores, no dia 11 de Julho, o padre Hélio Soares informa que esta publicação se insere nos objectivos gerais do Projecto DIO 500: História Religiosa dos Açores, que visa estudar a presença cristã nestas ilhas dos Açores desde o povoamento ao início do séc. XXI, preparando a celebração dos 500 anos da criação da Diocese de Angra (1534‐2034), do qual faz parte. Projecto esse liderado pela historiadora Susana Goulart Costa, também ela autora de um texto desta publicação.
“Ao longo dos já 432 anos temos gerações e gerações de capelenses que celebraram e continuam a viver a sua Fé nesta comunidade”, prossegue o sacerdote, na entrevista dada à Igreja Açores, que justifica a iniciativa como a materialização do reconhecimento dessa história, composta por “diferentes dimensões das nossas vivências colectivas”.
O livro é composto por duas partes: estudos e testemunhos e integra um amplo conjunto de textos que explora a intersecção entre história, arte, património e vivências religiosas da paróquia. Por isso, constitui-se também como uma forma de celebração dos elementos identitários que moldam e enriquecem esta comunidade secular ao longo do tempo. Ao nível dos estudos, há dez textos escritos por autores, com vínculos institucionais distintos.
“O intuito destes textos é estudar, mesmo que numa primeira abordagem, as potencialidades do nosso património edificado, integrado, móvel e arquivístico que nos foi legado e podemos apreciá‐lo na nossa Paróquia”, refere o padre Hélio Soares à Igreja Açores, ressalvando que “todos os estudos revelam investigação nova ou uma nova abordagem às investigações já realizadas”.
A segunda da parte do livro é composta por vinte e três testemunhos.
“Estes vinte e três textos têm um grande pendor testemunhal. No entanto, conseguem fazer retratos subjectivos da vida paroquial dos últimos cinquenta anos” acrescenta o coordenador, sublinhando que, em muitas situações, estes testemunhos “são a única fonte para perceber a vida paroquial nos diferentes períodos, desde o final do séc. XX à actualidade”.
O sacerdote espera que este livro estimule o “sentido de pertença à comunidade cristã das Capelas” e que cada um “se sinta como seu herdeiro e construtor”.
“Não se trata apenas de um rico e digno património religioso e cultural. Aqui há um notável esforço de relatar o passado, mas também de leitura do presente em todas as expressões humanas das pessoas que habitaram e habitam este território. Há ainda sonho de futuro” afirma D. Armando Esteves Domingues, Bispo de Angra, no prefácio do livro, em que expressa também o desejo de que “este livro traga à Igreja das Capelas o zelo apostólico capaz de conversão pastoral aos adormecidos ou envelhecidos na sua fé”.
LL/RÁDIOILHÉU