SÃO MIGUEL | O olhar do fotógrafo Alfredo Cunha sobre Portugal estará patente no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas
No dia 24 de março, às 16h00, inaugura a exposição “A Work in Progress, Portugal 1973-2023” de Alfredo Cunha, naquela que é uma retrospetiva de meio século de trabalho ligado à fotografia e uma homenagem a Portugal.
Esta exposição, uma parceria com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA) e a Leica, estará patente nas caves do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, entre 24 de março e 12 de maio de 2024.
Biografia
Nascido em 1953 na cidade de Celorico da Beira, Alfredo Cunha inicia a sua carreira de fotógrafo profissional em 1970 na área de fotografia publicitária e comercial. Em 1971 inicia-se como fotojornalista no jornal Notícias da Amadora, passando por diversos jornais e agências noticiosas como O Século, O Século Ilustrado, Vida Mundial, ANP. ANOP, Lusa.
Foi o fotógrafo oficial dos Presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares e editor fotográfico no jornal Público, no grupo Edipresse, Jornal de Notícias e posteriormente diretor fotográfico da Agência Global Imagens.
Desde 1972, Alfredo Cunha publicou mais de 20 livros dedicados à fotografia e aos mais diversos temas da atualidade com destaque para os seus trabalhos sobre o 25 de Abril, a descolonização portuguesa à guerra do Iraque.
Atualmente, Alfredo Cunha desenvolve diversos projetos editoriais enquanto freelancer.
CAC/RÁDIOILHÉU