A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através da através do Museu Carlos Machado (MCM), promove na próxima terça-feira, dia 07 de dezembro, pelas 18h00, a inauguração da exposição temporária “O Tempo da Fábrica”, no auditório Eng.º Hermano Ataíde Mota do Museu do Tabaco da Maia, em S. Miguel.
Trata-se de uma iniciativa integrada no âmbito do projeto “Fenais a Fenais”, que resulta do protocolo estabelecido entre o Museu Carlos Machado e a Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia.
Para a preparação do programa expositivo foram realizadas entrevistas a antigos funcionários da fábrica, a descendentes da família fundadora e a especialistas em diferentes áreas do conhecimento, tendo a exposição sido construída com base na seleção de um conjunto de peças, documentos e fotografias, a partir do acervo do Museu Carlos Machado e do Museu do Tabaco da Maia, entre estas, destacam-se as provenientes do espólio fotográfico de Laudalino da Ponte Pacheco, que se reportam às vivências laborais da Fábrica de Tabaco da Maia e ao consumo do tabaco.
Esta exposição temporária aborda a origem da planta do tabaco e a sua difusão pelo mundo, faz referência à sua introdução no arquipélago dos Açores e à importância que assumiu na economia regional, não descurando os malefícios do consumo.
A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.
GA/RÁDIOILHÉU