REGIONAL

SÃO MIGUEL | Marinha coordena resgate de 8 tripulantes de embarcação de pesca incendiada

Balsa de salvamento
199views

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) coordenou durante a madrugada e manhã de hoje o resgate de todos os tripulantes da embarcação de pesca portuguesa “Filipa Miguel”.

Cerca das 04h53 (horas locais) o MRCC Delgada recebeu o alerta de emergência da embarcação que navegava a cerca de 300 milhas náuticas, o equivalente a 555 quilómetros, a leste da Ilha de São Miguel, com 8 tripulantes a bordo, entre os 40 e os 50 anos de idade, todos de nacionalidade portuguesa.

De imediato o MRCC Delgada coordenou e empenhou a navegação mercante na área, divergindo para o local os navios mercantes Thor Menelaus, Humbergracht, Jaeger e o navio de cruzeiro Artania.

Através da embarcação de pesca “Fascínios do Mar”, que se encontrava a 130 milhas náuticas do local, que foi contactada pela embarcação sinistrada, obteve-se a informação que os tripulantes estariam a abandonar a embarcação na sequência de um incêndio a bordo.

A aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa que tinha sido empenhada nas buscas e localização da embarcação de pesca “Filipa Miguel” e da balsa salva-vidas, efetuou o avistamento cerca das 08h43, confirmando-se o incêndio a bordo.

O navio mercante Thor Menelaus confirmou o avistamento da balsa às 10h47, procedendo de seguida ao resgate dos tripulantes, que se encontravam todos bem.

De referir que foi já emitido um aviso à navegação devido à embarcação “Filipa Miguel” ter ficado à deriva.

Atualmente, o Thor Menelaus encontra-se a navegar em direção à Ilha Terceira para efetuar o desembarque dos tripulantes portugueses salvos.​

MARINHA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.