SÃO MIGUEL | Mariana Mortágua em Ponta Delgada no próximo domingo para o encerramento das Conferências Zuraida Soares 2024
Mariana Mortágua vai estar em Ponta Delgada no segundo dia das Conferências Zuraida Soares 2024, no próximo domingo, dia 20 de outubro, a partir das 14h00, no auditório da Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade (junto ao Teatro Micaelense). O evento vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril e colocar em debate o tema das migrações, quer no contexto dos Açores, quer a nível internacional.
O historiador açoriano Carlos Enes, que já foi deputado do PS na Assembleia da República eleito pelos Açores, autor de livros como “A oposição democrática em Ponta Delgada: das eleições de 1969 à cooperativa Sextante”, é o orador convidado para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, com uma conferência sobre “A oposição ao Estado Novo nos Açores”.
Em debate estará também a análise ao momento atual da imigração, quer nos Açores – uma perspetiva que será trazida pelo presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), Leoter Viegas, com o tema “Desmistificando mitos e criando pontes” – quer a nível internacional, com a investigadora Lúcia Arruda, antiga coordenadora do Bloco de Esquerda nos Açores, que irá abordar a “Política de asilo e migrações na Europa: contradições e preconceitos”.
A sessão de encerramento da terceira edição das Conferências Zuraida Soares vai contar com uma intervenção de António Lima, coordenador do Bloco de Esquerda nos Açores, e Mariana Mortágua, coordenadora nacional do Bloco de Esquerda.
O objetivo das Conferências Zuraida Soares é criar um espaço de debate sobre grandes temas da atualidade, com destaque para questões relacionadas com Democracia, Liberdade e Direitos Humanos, e é também uma forma de recordar o trabalho desenvolvido pela antiga líder do partido, que foi também a primeira deputada eleita pelo Bloco de Esquerda para o parlamento dos Açores, que faleceu em 2020.
O primeiro dia das Conferências Zuraida Soares 2024 levou à ilha de Santa Maria, no dia 12 de outubro, debates sobre os impactos da inteligência artificial no mundo do trabalho e a análise à implementação da semana de trabalho de 4 dias, com a presença de Pedro Filipe Soares e José Soeiro.
BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU