ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | José Manuel Bolieiro reitera necessidade de resolução rápida para “grave problema” na cadeia de Ponta Delgada

© Governo dos Açores | Fotos: MM
360views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou hoje a necessidade de se resolver a situação referente à cadeia de Ponta Delgada, um “grave problema” que, inclusive, “afeta a reputação do Estado português enquanto estado cumpridor dos direitos humanos e direitos, liberdades e garantias dos reclusos”.

“Não tenho a expetativa demagógica que se resolve num estalar de dedos e num instante, mas é preciso ter passos concretos a caminho de uma solução emergente e prioritária”, sublinhou o governante, falando no final de uma audiência no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, com uma delegação de deputados da Subcomissão para a Reinserção Social e Assuntos Prisionais da Assembleia da República.

“Estamos confiantes e gratos do empenho desta subcomissão em ser mais uma voz que se junta à voz dos reclusos, da família dos reclusos, da Ordem dos Advogados e dos órgãos de governo próprio da região” para uma melhoria das atuais condições da cadeia e o avançar concreto de uma nova.

José Manuel Bolieiro lembrou que, devido ao pouco espaço, há reclusos de São Miguel que se encontram noutros estabelecimentos da região, “sem contacto de proximidade com a família”, o que afeta os direitos destes cidadãos.

A Subcomissão para a Reinserção Social e Assuntos Prisionais da Assembleia da República, que esta manhã visitou a cadeia de Ponta Delgada, é presidida pela deputada do PSD Sara Madruga da Costa.

Este “testemunho presencial” foi valorizado pelo Presidente do Governo, que lembrou que as atuais condições do espaço, num “problema de dezenas de anos”, afetam “a reputação do Estado português”.

A subcomissão, acredita o governante, pode, mais do que concretizar recomendações, dar um contributo “injuntivo” junto do Governo da República.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.