DIÁSPORAÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | José Manuel Bolieiro fala à comunicação social da diáspora norte-americana sobre o que são os Açores atualmente

| Fotos: MM
472views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje no Palácio de Sant’Ana um conjunto de diretores de órgãos de comunicação social da diáspora dos Estados Unidos da América (EUA) e do Canadá, tendo abordado matérias como as novas economias do mar e do espaço e pedindo a estes profissionais que tomem contacto, nos dias de trabalho nos Açores, do que é a região na atualidade.

O encontro juntou mais de uma dezena de convidados no Salão Nobre do Palácio de Sant’Ana, tendo estado também presente na sessão o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.

“Deixei aqui também um desafio, para falarmos do futuro dos Açores na economia global. É, efetivamente, um piscar de olhos às novas gerações, que podem ter menos familiaridade com a raiz e a origem, mas podem construir uma identidade de proximidade com o presente e o futuro dos Açores”, considerou José Manuel Bolieiro, falando aos jornalistas no final da audiência.

Boa parte do conhecimento que os descendentes açorianos nos EUA e Canadá “resulta do testemunho de vida dos avós” e “não corresponderá, hoje, ao estado da vivência” na região, acrescentou o Presidente do Governo.

Os diretores de órgãos dos órgãos de comunicação social encontram-se na região até sexta-feira, numa visita que tem como objetivo aprofundar o conhecimento da realidade atual da sociedade açoriana e estimular uma maior aproximação informativa entre as nove ilhas e a diáspora.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.