ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | IL/Açores adverte: Implementação de shuttle de acesso à Lagoa do Fogo “é uma boa ideia mal implementada pelo Governo Regional”

704views

O Vice-Coordenador da IL/Açores, Luís Miguel Quental, advertiu, esta quinta-feira à tarde, para a “má implementação” de “uma boa ideia” referindo-se à entrada em funcionamento do serviço de shuttle de acesso à Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel.

Resultante de uma proposta apresentada pelo Deputado liberal açoriano, Nuno Barata, e aprovada (apenas com o voto contra do Deputado Independente), o serviço de shuttle de acesso à Reserva Natural da Lagoa do Fogo entrou em funcionamento no passado dia 15 de junho. 

“Uma boa ideia da Iniciativa Liberal que, na sua implementação, correu mal”, criticaram os dirigentes do Grupo de Coordenação Local dos Açores referindo-se à forma como o Governo Regional implementou o serviço de shuttle, considerando que existem falhas na “fiscalização, comunicação e planeamento”.

“Percebemos claramente que é uma boa ideia da IL. A implementação correu mal. Não basta ter boas ideias. Temos um Governo Regional que continua a insistir em aplicar as boas ideias de uma forma menos correta”, afirmou Luís Miguel Quental.

No âmbito de uma ação que realizaram no local, exatamente para verificar o funcionamento deste novo serviço e para constatar in loco se as críticas e queixas que se ouviram nos primeiros dias de implementação dos serviço adjudicado a uma empresa privada pelo período de 3 anos faziam sentido, os liberais alertam que as placas informativas ao longo da estrada estão “apenas em português” e que a “comunicação é deficitária”, uma vez que os turistas não têm conhecimento das mudanças no acesso à Lagoa do Fogo.

“Notamos uma série de problemas ao nível da fiscalização, da comunicação e do planeamento. Na fiscalização, quem fez o percurso reparou que não existe nenhum agente de autoridade e que as placas informativas a dizer que o circuito é proibido para viaturas rent-a-car, só estão em português. A informação é muito deficitária: é preciso que o Governo olhe para esta vertente. A IL deixa mais uma boa ideia: criem-se flyers para distribuir pelos hotéis e locais de referência para que os turistas cheguem aqui já a saber o que se passa. No planeamento, a forma como foi implementado o serviço não cumpre com as recomendações que a IL fez, nomeadamente porque propusemos que a partida do shuttle, do lado da Ribeira Grande, fosse junto à Central Geotérmica do Pico Vermelho, sendo a Caldeira Velha a primeira paragem do circuito turístico, não o ponto de partida. Desta forma, como vemos, temos uma sobrecarga de viaturas na Caldeira Velha quando a nossa ideia era retirar pressão logo no início do percurso”, afirmou o Vice-Coordenador da IL/Açores.

“Da forma como está implementado acaba por ser uma publicidade que não se quer. Importa identificar todos os problemas e corrigi-los rapidamente. A IL antevia todos estes problemas, pelo que a nossa Recomendação era muito específica e concreta. O Governo Regional, parece que não se quer ajudar a si próprio implementando este serviço de forma defeituosa”, lamentou Luís Miguel Quental.

“Alertamos o Governo Regional para que reveja este processo. Vamos dar tempo ao tempo para que se corrija a situação. Daqui a um mês voltaremos aqui para ver como está o serviço e aí tomaremos outras medidas, mais incisivas se preciso for, para que o Governo Regional cumpra com o projeto resolutivo aprovado pelo Parlamento”, assinalou.

IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.