ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | Governo Dos Açores disponível para avançar com nova Unidade de Saúde na Maia.

1.4kviews

O Secretário Regional da Saúde e Desporto manifestou hoje a disponibilidade do Governo dos Açores, para avançar com uma nova Unidade de Saúde na Maia, em São Miguel.

Clélio Meneses reuniu durante a manhã, naquela freguesia do concelho da Ribeira Grande, com a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia e com a Junta de Freguesia local, entidades que declararam disponibilidade para encontrar a melhor solução, em parceria com o Executivo.

“Ou a construção de raiz, para a qual existem duas propostas, uma da Santa Casa e outra da Casa do Povo, em termos de terrenos, ou recuperar património, dando-lhe as necessárias condições” – concluiu o governante no final das referidas reuniões.

Para além da disponibilização de terrenos para a construção de um imóvel de raiz, a Misericórdia local disponibiliza também o edifício do antigo hospital. Clélio Meneses visitou os terrenos e as instalações propostas, no final de ambas as reuniões, acompanhado por Pedro Santos, presidente da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel.

O Secretário Regional da Saúde referiu a importância de ouvir as entidades locais “antes de tomar a decisão” e reiterou a ideia de avançar o mais rapidamente possível com a nova Unidade de Saúde “já que não se justifica que durante 15 anos as pessoas vivam neste impasse. É preciso resolver e vamos resolver”.

Clélio Meneses justificou ainda a necessidade de consumar a iniciativa, tendo em conta que o atual Posto de Saúde da Maia é exíguo para o universo de 3.500 utentes. “Pretendemos uma solução de equilíbrio entre a dignidade das condições para utentes e profissionais de saúde e os recursos disponíveis” – frisou.

VA/GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.