REGIONAL

SÃO MIGUEL | Faria e Castro desafia poder local a ser parceiro para uma cidadania europeia mais ativa

© Governo dos Açores | Foto: SSRP
97views

O Subsecretário Regional da Presidência desafiou este fim de semana, na vila de Nordeste, em São Miguel, as câmaras municipais e juntas de freguesia a serem parceiros na divulgação das questões europeias junto dos jovens e da população em geral. 

Pedro de Faria e Castro, que falava na sessão de encerramento do II Encontro Regional de Clubes Europeus, frisou que aquelas entidades são “veículos muito importantes dessa divulgação” e para a promoção de uma “cidadania europeia mais ativa e participativa”. 

“São o nível de poder mais próximo dos cidadãos” afirmou o Subsecretário Regional, esperando que sejam de facto “veículos de promoção da identidade europeia”. 

Na sua intervenção, Faria e Castro destacou o importante papel dos Clubes Europeus e da sua dinamização pelos professores e pelas escolas, “que serão a massa critica daquilo que depois vai ser o resultado que se pretende, que é levar a ideia da Europa aos alunos”. 

“É muito importante afirmarmos os valores da União Europeia junto dos nossos jovens”, considerou ainda o titular da pasta dos Assuntos Europeus. 

“Nós estamos num momento muito importante da vida do sistema internacional, em que mais do que nunca sinto que este momento é crucial para fazermos precisamente isto: começar pelos nossos jovens e fazê-los perceber o que é que são os valores consagrados nos tratados da UE e que se façam passar esses valores”, disse ainda. 

O Subsecretário Regional sublinhou ainda a importância da parceria com a Direção Geral da Educação e com a Rede Nacional de Clubes Europeus, que também marcaram presença neste Encontro. 

Presente na sessão de encerramento deste Encontro esteve também a Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro e o Vice-presidente da Câmara Municipal de Nordeste, Marco Mourão. 

O II Encontro Regional contou com a participação dos coordenadores dos Clubes Europeus das escolas da Região inscritos na Rede Nacional no presente ano letivo, nomeadamente das ilhas do Pico, São Jorge, Terceira e São Miguel. 

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.