ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | Detenção por violência doméstica

377views

O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores, por intermédio de polícias da Esquadra da Ribeira Grande, da Divisão Policial de Ponta Delgada, procedeu à detenção de um individuo do sexo masculino, de 29 anos de idade, por se encontrar fortemente indiciado na prática de um crime de violência doméstica em concurso com um crime de resistência e coação sobre funcionário.

Na sequência de uma ocorrência enquadrável no crime de violência doméstica, no pretérito dia 20-08-2024, o arguido foi detido em flagrante delito, por ter sido intercetado pelas autoridades policiais no exato momento em que subtraia objetos do interior da moradia da vítima, sua progenitora e, ainda, por ter resistido de forma violenta e agressiva à detenção.

A investigação prosseguiu, no âmbito da qual foi possível apurar que a referida detenção e, subsequente aplicação das medidas de coação, não viriam a revelar-se suficientes para demover o arguido de forçar a aproximação com a sua progenitora, através de insistentes e perturbadoras tentativas de contato, continuando a subtrair-lhe bens com expressão económica, de forma a sustentar o seu consumo de produto estupefaciente.

Perante o agravamento da conduta ilícita evidenciada pelo arguido, que durante o pretérito mês de Julho foi restituído à liberdade, depois de ter estado em prisão preventiva, pela prática de um crime de violência doméstica, em resultado da intervenção prioritária e urgente por parte dos vários operadores da justiça, procedeu-se, novamente, à detenção do arguido, agora fora de flagrante delito, mediante ordem da Magistrada do Ministério Público da Ribeira Grande, titular do inquérito, acautelando, desta forma, a não continuidade da atividade criminosa. 

Ao detido, depois de ter sido presente a primeiro interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

O Comando Regional dos Açores aproveita para relembrar a comunidade açoriana de que a violência doméstica se enquadra no tipo de crimes que não carecem da apresentação de queixa-crime por parte das vítimas para o prosseguimento da investigação e do inquérito por parte das Autoridades, razão pela qual se apela a que todas as testemunhas, amigos e familiares que tenham conhecimento deste tipo de situações promovam a correspondente denúncia às Autoridades competentes.

CR/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.