ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | Contagem decrescente para a 4ª e penúltima etapa da 1ª divisão do surf português que se realiza na Ribeira Grande

688views

Já começou a contagem decrescente para o Allianz Ribeira Grande Pro, 4ª e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2023, a primeira divisão do surf nacional, que começa amanhã com o call agendado para as 7H00 locais (8H00 em Portugal Continental) e que decorre até Domingo na praia do Monte Verde, na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Açores.

Está tudo a postos para assistirmos à ação ao mais alto nível com a elite do surf nacional na máxima força e preparada para proporcionar um bom espetáculo nas ondas açorianas. A luta pelos títulos máximos do surf masculino e feminino português está ao rubro numa das disputas mais renhidas e emocionantes dos últimos anos, antevendo-se baterias discutidas até ao soar da buzina.

O pentacampeão nacional, Vasco Ribeiro, e a campeã nacional de 2021, Francisca Veselko lideram o ranking masculino e feminino, respetivamente, e vão envergar a licra amarela Go Chill na praia do Monte Verde. Mas a concorrência está bem perto de ambos os surfistas e promete dar tudo para sair dos Açores com a licra amarela. O atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, está a apenas 280 pontos do líder antevendo-se um duelo bem aceso com Vasco Ribeiro relembrando a disputa épica a que assistimos na última etapa da Liga MEO Surf do ano passado que decidiu o título nacional a favor de Guilherme, o primeiro da sua carreira. Mas surfistas como Halley Batista, Afonso Antunes, Tomás Fernandes ou Joaquim Chaves também estão à espreita de fazer um grande resultado e baralhar ainda mais as contas do título nacional deste ano. Especial atenção para Joaquim Chaves, atualmente em 5º lugar do ranking geral, mas a pontuar com menos um resultado, depois de ter vencido a última etapa da Liga MEO Surf e de ter ficado em 2º lugar na anterior, pelo que, sem margens para erro, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser determinante para o posicionar como um dos principais candidatos ao título nacional deste ano.

Do lado feminino, Francisca Veselko está em igualdade pontual com Gabriela Dinis, mas devido ao critério de desempate a atual campeã mundial júnior é quem veste a licra amarela da Go Chill. Carolina Mendes segue logo atrás a apenas 130 pontos de distância desta dupla e, com a vitória na anterior etapa na Ericeira, está na luta por um possível terceiro título nacional. Teresa Bonvalot, campeã nacional em título, deixa de estar na corrida ao título deste ano depois das ausências na etapa anterior e agora também na Ribeira Grande.

Além do troféu da etapa e os preciosos pontos para o ranking na disputa pelos títulos nacionais, o Allianz Ribeira Grande Pro é, simultaneamente, a 3ª e última etapa da Allianz Triple Crown que irá distinguir o melhor surfista masculino e feminino no conjunto das três provas realizadas na Figueira da Foz, Ericeira e Açores.

A par disto, estão em jogo vários prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), o Waikiki Junior Award e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais dos Açores.

LMS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.