ÚLTIMAS

SÃO MIGUEL | Bloco questiona autarquia de Ponta Delgada sobre implementação de medidas ambientais em grandes eventos

364views

O Bloco de Esquerda quer saber que destino é dado aos copos ecológicos utilizados nos eventos promovidos pela Câmara Municipal de Ponta Delgada. A deputada municipal Avelina Ferreira alerta que a utilização deste tipo de materiais só cumpre o seu propósito se for reutilizado ou enviado para tratamento industrial para ser transformado em composto.

Num requerimento enviado hoje à autarquia, a deputada municipal salienta que os copos ecológicos utilizados nos eventos promovidos pela autarquia – como as “Noites de Verão”, a “Festa Branca” e o “Beer Fest PDL” – não devem ser depositados na recolha seletiva de embalagens, mas sim devolvidos pelos utilizadores aos organizadores dos eventos – sendo para isso importante um sistema de caução – e posteriormente enviados para tratamento industrial, “caso contrário perde-se a vantagem desta alternativa”.

“Mantendo-se os mesmos hábitos de utilização única, a utilização de copos ecológicos não reduzirá a sua produção nem terá o impacto ambiental desejável”, reforça o requerimento.

Note-se que o projeto “Plasticus Maritimus” já alertou para os problemas de uma utilização errada dos copos biodegradáveis, que podem transmitir “uma mensagem errada aos consumidores” na sua forma de utilização e eliminação, e que já está demonstrado que sem as condições adequadas à sua degradação estes materiais não desaparecem facilmente, continuando a caracterizar-se como lixo, com potenciais danos ecológicos.

O Bloco salienta que estes eventos promovidos pela autarquia juntam milhares de pessoas e por isso é fundamental conhecer o seu impacto ambiental.

Neste sentido, a deputada municipal quer saber se o executivo da Câmara Municipal de Ponta Delgada tem conhecimento de terem sido implementados métodos de caução na compra de copos ecológicos nos eventos que promove, e que destino foi dado aos copos ecológicos devolvidos através do sistema de caução.

Além disso, considerando a importância de respeitar os princípios de economia circular, Avelina Ferreira quer saber ainda que medidas tem o a autarquia previstas para futuros eventos?

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.