
A Escola de Violas da Fajã de Baixo irá apresentar a sua “Audição de Primavera” no dia 30 de Março, pelas 15:00, na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, Fajã de Baixo, num evento de entrada livre.
A Escola foi fundada em 2008 com o objectivo de formar tocadores para o Grupo Folclórico da Freguesia, mas, de imediato, esse objectivo foi alargado, sendo uma instituição que tem formado tocadores de Viola que, hoje, se apresentam em vários grupos do Concelho de Ponta Delgada e Ribeira Grande.
Ao mesmo tempo, a Escola passou a assumir apresentações regulares, com as suas Audições de Natal, Páscoa e de final de ano lectivo, para além de participações em diversos eventos para os quais é convidada ao longo do ano, estendendo a sua acividade lectiva para fora da sala de aulas, como importantes momentos de cultura musical e de convívio entre todos.
A 30 de Março os alunos da Escola de Violas da Fajã de Baixo irão apresentar o trabalho que têm vindo a desenvolver no 2.º período, onde haverá algumas apresentações individuais e outras por turmas, finalizando a Audição com uma apresentação conjunta por todos os alunos da Escola. O evento contará ainda com a participação especial do Duo Toadas.
No presente ano lectivo a Escola já participou no evento “A Viola que nos Une” no Teatro Ribeiragrandense, no “Encontro de Escolas de Violas da Ilha de São Miguel” no Centro Natália Correia, na feira “Expo Açores Artesanato” no Pavilhão do Mar, e irá apresentar-se nos 50.º Aniversário do Grupo Folclórico da Fajã de Baixo em Abril. A Escola conta com 15 alunos, dos 12 aos 79 anos, divididos em 5 turmas, tendo como formador Rafael Carvalho e com aulas semanais na Junta de Freguesia.
O evento é uma organização conjunta da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, Escola de Violas e Associação de Juventude Viola da Terra, com a colaboração da Igreja Nossa Senhora dos Anjos.
VTAJ/RÁDIOILHÉU