REGIONAL

SÃO MIGUEL | Artur Lima inaugura novas instalações do Instituto de Segurança Social dos Açores na Ribeira Grande

| Fotos: VPGR
239views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, inaugurou ontem as novas instalações dos serviços locais do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA) da Ribeira Grande, que funcionarão na Avenida Dr. José Nunes da Ponte, freguesia da Conceição.

“O novo espaço destina-se a acolher o Núcleo de Atendimento e o Núcleo de Ação Social da Ribeira Grande, serviços fundamentais na prestação do apoio social necessários às populações deste concelho”, considerou.

Artur Lima falava na cerimónia de inauguração das novas instalações do ISSA da Ribeira Grande.

“Depois de uma obra que visou a adaptação de duas frações em tosco, num edifício propriedade do instituto, e que teve um custo total de 292 mil euros, os serviços do ISSA apresentam agora melhores condições para receber e prestar um serviço de qualidade superior ao cidadão”, realçou.

O governante disse esperar que este “espaço mais digno” possa “reforçar a confiança do cidadão nos serviços da Segurança Social” e “melhorar o atendimento”.

Apontando as razões para a mudança de instalações, Artur Lima esclareceu que era importante “responder adequadamente aos cidadãos com mobilidade reduzida” e “garantir dignidade no trabalho” aos trabalhadores do instituto.

Durante a sua intervenção, o Vice-Presidente do Governo enalteceu o trabalho dos 17 colaboradores do Núcleo de Atendimento da Ribeira Grande e adiantou que este serviço atendeu presencialmente, em 2021, 33.523 utentes, tendo tratado de 34.902 assuntos.

Quanto ao Núcleo de Ação Social da Ribeira Grande, serviço composto por 10 técnicos, realizou, durante 2021, 2.760 atendimentos.

Ao Núcleo de Atendimento, compete, por exemplo, efetuar o atendimento dos utentes, assegurar a receção da documentação, prestar informações, encaminhar pedidos relacionados com a ação social ou zelar pela boa imagem e manutenção das instalações e infraestruturas do Núcleo.

Quanto ao Núcleo de Ação Social, compete realizar diagnósticos socioeconómicos, a definição e negociação de planos de intervenção, assegurar um acompanhamento de proximidade às famílias e cidadãos ou acionar os meios e respostas adequadas às situações sociais sinalizadas.

O prazo de execução da empreitada de obra pública de adaptação a serviços do ISSA, IPRA, na Ribeira Grande foi de 6 meses, com o valor base de 251.735,50 euros a que acresceu o IVA, ficando o valor total nos 292.013,18 euros.

A empresa que executou a obra foi a Porta R – Edificações Urbanas, SA.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.