AGENDA

SÃO MIGUEL | Agenda. Trio Origens em concerto nas Festas do Sr. Santo Cristo dos Milagres a 16 de Maio

811views

Trio Origens irá apresentar-se em Concerto, na próxima 3ª feira, dia 16 de Maio, pelas 21:00, nas Festas do Sr. Santo Cristo dos Milagres.

O trio Origens, constituído por Carolina Constância no Violino, César Carvalho no Violão e Rafael Carvalho na Viola da Terra, juntou-se em 2016 para trabalhar a música tradicional Açoriana, e não só, numa abordagem mais actual e num contexto sonoro diferente sem esquecer, no entanto, a sua essência.

Numa conjugação do repertório tradicional instrumental mais reconhecido e de difícil execução da nossa Viola, de várias ilhas dos Açores, trazendo ao mesmo tempo peças tradicionais de outros países, passando por peças de compositores contemporâneos, como Carlos Paredes, Jorge Fernando, Luís Alberto Bettencourt, Rafael Carvalho, Sérgio Ávila, entre outros, com sonoridades que vão do Fado ao Folk, e ainda por sonoridades da música Irlandesa, a Viola da Terra, aliada aos ritmos do Violão, e em diálogos musicais com o Violino, torna as apresentações do Trio em concertos de envolvência intimista.

O surgimento deste Trio veio colmatar uma necessidade musical na Região, pela sua formação única e pelo trabalho musical que apresenta. Um grupo que, a par de muitos outros, tem trabalhado a nossa música tradicional com outras harmonizações e com outra abordagem, mais actual, e que tem sido muito bem recebido por todos os públicos.

Apesar de ser um grupo ainda jovem, o Trio Origens editou em 2020 o seu primeiro álbum, “Sons no Tempo”, em altura de enormes restrições devido à pandemia. Nele, apresentam-se modas do Cancioneiro Açoriano e do Cancioneiro da Beira Baixa, mas também temas do “Fado”, temas originais de compositores Portugueses e música Irlandesa.

A presença de um grupo com estas características nas Festas do Sr. Santo Cristo é de enorme importância, quer pelo fiel público de residentes que acompanha de perto os concertos do Trio, quer pelos milhares de Emigrantes que visitam São Miguel por altura destas Festas e que procuram ouvir a música tradicional dos Açores. Esta contínua aposta da Irmandade do Sr. Santo Cristo dos Milagres, na música do Trio Origens, é o reconhecimento do valor do seu trabalho e do valor da música tradicional Açoriana.

VTAJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.