SÃO JORGE

SÃO JORGE | UV 2025. JSD/Açores vai “manter a juventude no centro das decisões políticas públicas”

349views

 
O presidente da JSD/Açores, Luís Raposo, assegurou que a juventude açoriana “é para manter no centro das decisões políticas públicas da Região”, como tem acontecido “no atual contexto governativo, num legado para manter e fazer crescer”.
 
O jovem social-democrata falava na sessão de encerramento da XII Universidade de Verão (UV) da JSD/Açores e do PSD/Açores, na Calheta de São Jorge, certame que juntou, durante os últimos quatro dias, 30 jovens das nove ilhas da Região.
 
“Nos últimos 5 anos colocamos a juventude açoriana no centro das decisões de políticas públicas, e vamos continuar a fazê-lo porque vale mesmo a pena apostar na nossa juventude”, afirmou Luís Raposo.
 
O dirigente destacou o facto de haver hoje “mais participação ativa dos jovens” no fenómeno político regional, sendo que, nos últimos anos, “mais de 2600 jovens açorianos participaram em fóruns, reuniões, encontros e atividades várias, contribuindo para o debate, a construção, a avaliação e a reformulação das políticas de juventude”.
 
“Hoje, os jovens têm mais oportunidades para se fazerem ouvir”, declarou, lembrando que, nos Açores “há mais associações juvenis, fruto do reforço em mais do dobro da verba pública para o financiamento das suas atividades. O associativismo ganhou força nos Açores, com o Governo da Coligação PSD/CDS-PP”.
 
Paralelamente, “ingressaram mais de 8 mil jovens no mercado de trabalho tendo reduzido em mais de 45% a taxa de desemprego jovem na Região. Hoje, os jovens Açorianos também têm mais oportunidades de emprego”, destacou o líder da JSD/Açores.
 
Luís Raposo dedicou igualmente palavras ao setor da Educação, “onde se verifica uma descida da taxa de abandono escolar, com acompanhamento personalizado”, sendo importante lembrar “que a herança socialista na matéria era de 27%, e que agora se fixa nos 19.8%. E o objetivo é chegar aos 15% em 2024”, disse.
 
“No Ensino Superior, temos um histórico que contrasta de forma clara com a ausência de medidas das governações socialistas que nos antecederam”, com “muitos contributos da JSD/Açores, cuja missão é simples e clara: garantir aos jovens açorianos o apoio necessário para transformar o nosso arquipélago num lugar melhor para viver, trabalhar e inovar”, avançou.
 
Sobre o encontro que terminou hoje, lembrou que “a grande vantagem da UV é garantir que uma geração inteira de jovens desperta para a importância da participação cívica, permitindo que tenham uma voz na construção do vosso, e nosso, futuro coletivo”. 
 
Luís Raposo anunciou ainda que “a próxima edição da UV [em 2026] será na Ilha Terceira, com a certeza de que este projeto continua a ser de todos os Açores, e de todos os jovens Açorianos”.
 
A sessão de encerramento desta manhã contou com a presença do Secretário-Geral do PSD/Açores, Luís Pereira, que destacou a importância da juventude “em grande parte dos resultados eleitorais recentes do PSD. Uma juventude que nunca se cansou, nunca se acalmou, e foi sempre o mar revolto à procura de melhores condições de vida”.
 
Aquele responsável social-democrata frisou a garantia do partido “no apoio a uma iniciativa como a UV, que mudou o paradigma do que é juntar a juventude para debater e aprender política e cidadania”.
 
Da mesma forma, enalteceu que “o PSD conta verdadeiramente com os jovens para o próximo desafio eleitoral [as Autárquicas, a 12 de outubro], onde o partido apresenta cerca de 6 mil candidatos em toda a Região, entre os quais 20% que são jovens, porque a juventude açoriana quer fazer diferente pela sua terra”.
 
Segundo Luís Pereira, “os jovens açorianos estão aptos a dar a cara e a trabalhar por estas ilhas, onde precisamos de garantir o seu futuro. E, para isso, e para o futuro das instituições, são os jovens e a sua participação cívica quem nos dá essa garantia de mobilização e interesse”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.