SÃO JORGE

SÃO JORGE | Secretariado de Ilha do PS lamenta declarações do Deputado do PSD sobre a empreitada da E.R. N.º3-2ª (Transversal)

644views

Foi com satisfação que o Secretariado de Ilha do Partido Socialista tomou  conhecimento da adjudicação da empreitada de reabilitação da Estrada Regional n.º  3-2ª, mais conhecida por Transversal. É um anseio antigo da população da ilha de São  Jorge e intento sempre manifestado pelo Secretariado de Ilha de São Jorge do Partido  Socialista, que sempre reconheceu a necessidade de obras de reabilitação que  permitam oferecer melhores condições de segurança e conforto a todos quantos  utilizam esta estrada. 

Se, por um lado, existe satisfação do Secretariado de Ilha do Partido Socialista no  avanço desta empreitada, por outro lado, entristece-nos e preocupa-nos, e não  podemos deixar de lamentar, que o Sr. Deputado do PSD eleito por São Jorge venha  a público com declarações que, mais uma vez, não correspondem à verdade. Aliás,  situação à qual já nos vem habituando. 

Certamente o Sr. Deputado do PSD está esquecido que foi o Governo da República,  sustentado pelo seu PSD e pelo CDS-PP, que decidiu que não era uma prioridade  investir em estradas, limitando assim o acesso a fundos comunitários para esse fim,  tornando praticamente impossível investimentos desta dimensão, como é o caso da  Transversal. 

Foi o Governo Regional do Partido Socialista que deliberou em janeiro de 2020, “avançar com a elaboração do projeto para a reabilitação e beneficiação de um troço  da Estrada Regional n.º 3-2ª (Transversal), com cerca de 13 quilómetros, entre a  freguesia da Urzelina e o Lugar de Santo António, freguesia de Norte Grande, no  concelho das Velas”, e assim dar início às diligências necessárias para o avanço da  reabilitação da Transversal, aproveitando o pacote extraordinário de financiamento aprovado pela Comissão Europeia, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para inscrever este importante investimento, comprovando assim que era intenção do Governo PS de avançar com a reabilitação da Transversal. 

Ainda em 2020, o Governo do Partido Socialista, não só deu início a trabalhos de  desmatação de taludes, para uma melhor perceção das zonas envolventes à  plataforma de estrada, como também avançou para a contratação de serviços  topográficos para a realização do levantamento topográfico da Transversal, com vista à execução do referido projeto. Aliás, conforme referido na resposta do Governo  Regional do Partido Socialista, datada de 3 de setembro de 2020, ao requerimento n.º  925/XI, apresentado pelo CDS-PP. 

Pelo atrás exposto, fica comprovado o interesse e empenho do anterior Governo dos  Açores, liderado pelo Partido Socialista, em avançar com este investimento,  desmentindo assim as declarações falsas do Sr. Deputado do PSD.  

O que deveria preocupar o Sr. Deputado do PSD, e certamente preocupou os  Jorgenses, foram os cerca de 3 anos que este Governo demorou para efetivamente  avançar com a obra, pelo que, não se compreende como é que o PSD e o próprio  Governo Regional conseguem agora alegar que esta obra sempre foi uma prioridade. 

No caso da Transversal, como em muitos outros, o atual Governo Regional (PSD CDS/PP-PPM, apoiado pela IL e pelo Chega) limita-se a dar continuidade ao trabalho  iniciado pelo anterior Governo Regional, liderado pelo Partido Socialista, para depois  andarem os seus deputados a tentar puxar a si os louros. 

O Secretariado de Ilha de São Jorge do Partido Socialista repudia mais uma tentativa  desesperada de oportunismo político por parte do Sr. Deputado do PSD, que não só  comprovou que não pesquisou o histórico deste assunto, como também que a sua  principal motivação é atacar o Partido Socialista e não resolver os problemas dos  Jorgenses. 

O que importa ao Secretariado de Ilha de São Jorge do Partido Socialista, como certamente também aos Jorgenses, é, finalmente, estar a avançar este importante  investimento, sendo o anseio de todos que esta empreitada responda às expectativas  e necessidades da população, e que se garantam efectivas melhores condições de  segurança e conforto a todos os utilizadores da Transversal. 

PS/SJZ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.