SÃO JORGE | Rui Fagundes Silva fez parte de equipa que esteve no vulcão em La Palma para acompanhamento em campo da erupção. (c/reportagem)
Rui Fagundes Silva é natural da freguesia do Norte Pequeno, da Ilha de São Jorge. Atualmente é estudante de doutoramento em Geologia na Universidade dos Açores com uma bolsa atribuída pela ‘Fundação Para Ciência e Tecnologia’.
O Rui esteve recentemente na Ilha de La Palma, em Espanha. O Jorgense fez parte de um grupo de estudantes que foi reforçar as equipas em La Palma no acompanhamento em campo do vulcão que entrou em erupção a cerca de 70 dias nestas ilhas e conto-nos como tudo começou.
O trabalho destas equipas consistiu na medição de fluxo e concentração de dióxido de carbono no solo, recolha de cinzas do vulcão e também a recolha de aguas que seguiram para análises laboratoriais.
O jorgense realça a oportunidade desta ida porque erupções desta natureza podem ocorrer nos Açores sendo uma mais-valia para esta equipa. Rui Fagundes Silva realçou que quem tem o gosto por estas áreas “os Açores são um laboratório natural nesta área por isso a formação feita nos Açores é importante”.
Imagens: Maurício de Jesus e Rui Fagundes Silva;
Reportagem: Maurício de Jesus;