SÃO JORGE | PS preocupado com um Governo Regional da coligação PSD/CDS-PP/PPM que é farto em estudos prévios e escasso em soluções
No âmbito da Visita Estatutária do Governo Regional da coligação PSD/CDS PP/PPM, o Secretariado de Ilha do PS São Jorge, manifesta a sua satisfação pela assinatura do contrato de Cooperação-Valor Investimento para a concretização do Centro Intergeracional de Santo Antão, como também pela inauguração do Centro de Saúde de Velas, muito aguardada e ansiada pela população, resolvendo-se assim, ao fim de alguns anos, e não em 15 dias, conforme referido em campanha eleitoral por alguns membros desta coligação, uma situação que perdurava no tempo, em prejuízo da população e dos profissionais desta unidade de saúde, no entanto, o Secretariado de Ilha do PS São Jorge lamenta que este Governo Regional da coligação PSD/CDS PP/PPM, ao fim de várias Visitas Estatutárias à ilha de São Jorge, continue a insistir na propaganda, apresentando e inaugurando como seus, investimentos que partiram do Governo Regional do Partido Socialista.
Na realidade, em termos concretos, com esta Visita Estatutária, não vimos nenhuma novidade em relação a São Jorge, quando o atual contexto assim o exigia, nomeadamente no que respeita ao apoio às famílias. O que se confirmou foi que temos um Governo recorrente na apresentação de estudos prévios. São estudos prévios para o Porto da Calheta, estudos prévios para o Porto das Velas, entre algumas outras promessas de estudos prévios. São promessas, atrás de promessas do Presidente do Governo Regional da coligação PSD/CDS-PP/PPM, que mais parecia estar em plena campanha eleitoral, que, nas suas intervenções, pomposas e requintadas, mas vazias de conteúdo, confirma que este Governo não consegue traçar um rumo para a ilha de São Jorge.
Este é um Governo que continuar mais preocupado em atacar o Partido Socialista, do que em governar e resolver os reais problemas dos Jorgenses, numa clara tentativa de disfarçar a sua incompetência e inoperância. Tarda uma solução para a construção do novo matadouro de São Jorge, para a escassez de estacionamento no aeroporto de São Jorge, para a reabilitação do POA Cabo da Ponta/Sete Fontes/Farol dos Rosais e outros tantos caminhos agrícolas, para a baía da Calheta, cujas promessas eleitoralistas e estudos prévios se vão acumulando e agora percebemos que foi decisão do Governo da coligação PSD/CDS-PP/PPM não contemplar a valência de centro de noite no Centro Intergeracional de Santo Antão, falhando, redondamente, o PSD com a sua promessa eleitoral de construção de um lar de idosos na zona do Topo.
Ao Secretariado de Ilha de São Jorge do PS, muito estranha a aparente passividade e apatia do Conselho de Ilha de São Jorge, órgão consultivo que, num passado bem recente, e com outros Governos Regionais, era, e muito bem, bastante mais exigente e focado na defesa dos interesses de São Jorge – mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Também estranho é o facto de o único ponto no Comunicado do Conselho de Governo realizado quarta-feira em São Jorge, diretamente relacionado com São Jorge, refira-se à expropriação das parcelas dos terrenos para execução da empreitada da Transversal, curiosamente, outro investimento programado pelo Governo Regional do Partido Socialista, que inscreveu este importante investimento no âmbito do PRR, garantindo assim a possibilidade da sua concretização. E qual não foi a surpresa do Secretariado de Ilha do PS, ao constatar que na reunião do Governo Regional com o Município na Calheta, lá estava, mais uma vez, o presidente da concelhia da Calheta do PSD, numa clara promiscuidade de competências entre órgãos de poder local e regional com órgãos políticos. Não menos estranha, parece ser a coincidência da descida do nível de alerta sismovulcânico de V3 para V2, precisamente no dia da chegada do Governo Regional da coligação PSD/CDS-PP/PPM a São Jorge.
Aqueles que, enquanto oposição, prometiam a resolução de todos os problemas, agora, enquanto Governo, tardam em apresentar soluções.